Resenhas

Schoolboy Q – Oxymoron

Terceiro disco do rapper se destaca pela produção impecável e por letras nem tão boas assim

Loading

Ano: 2014
Selo: Top Dawg Entertainment
# Faixas: 12
Estilos: Rap, Gangsta Rap
Duração: 59:25
Nota: 3.0
Produção: Pharrell, Tyler, The Creator, Digi+Phonics

Schoolboy Q é um dos rappers do Top Dawg Entertainment, um dos maiores selos do estilo e que nos últimos anos tem dominado as paradas com lançamentos de Kendrick Lamar, Jay Rock, Ab-Soul e Isaiah Rashad, e chega ao seu terceiro disco ainda com uma aposta, um artista que pode se destacar em seu meio se seguir os passos certos. Oxymoron mostra esses “passos” e se torna, até agora, seu disco de maior destaque.

O rapper certamente não tem a mesma qualidade nas rimas que Ab-Soul ou é tão conceitual quanto Kendrick, então sua forma de se destacar, ainda mais no terreno do Gangsta Rap, é trazer autenticidade e certo senso de novidade ao estilo. E, é bem isso o que Q faz ao juntar um ótimo time de produção que o guiará pelas doze faixas, que apresentam uma série de surpresas (algumas sutis e outras nem tanto).

Oxymoron é um disco versátil é apresenta uma boa gama de sonoridades, batidas empolgantes e, sobretudo, uma produção impecável – e muito dessas qualidades se deve principalmente a sua equipe de produtores, formada por nomes como Pharrell, Tyler, The Creator e o time da Digi+Phonics. As participações especiais e convidados também são outro ponto forte do álbum e rappers como Jay Rock (Los Awesome), Kendrick Lamar (Collard Greens), Tyler, The Creator (The Purge) e Raekwon (Blind Threats) apresentam seus versos entre os de Schoolboy.

O problema é que mesmo o disco seja impressionante ao ouvinte em um primeiro momento, pouco disso se deve ao trabalho do rapper. Suas letras apresentam quase nenhuma profundidade (há exceções, como na ótima Hoover Street em que o rapper conta algo pessoal sobre seu passado familiar bem violento) e suas rimas muitas vezes usam estruturas bem simples (como nos versos de Studio). As faixas em que Q consegue usar isso a seu favor são as que mais se destacam no álbum, por aliar a ótima qualidade dos beats a uma vivacidade na história que o músico está contando.

Ainda assim, este é um disco que consegue divertir o ouvinte. Culpa dos ótimos beats e da versatilidade da produção, as letras nem sempre tão boas não se tornam um empecilho e de certa forma ficam ali como mais um adorno, do que como parte mais importante das faixas.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Tyler, The Creator
ARTISTA: Schoolboy Q
MARCADORES: Gangsta Rap, Rap

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts