Resenhas

Silk Sonic – An Evening with Silk Sonic

Uma festa organizadíssima e previsível em que é impossível não se divertir

 159 total views

Ano: 2021
Selo: Aftermath/Atlantic
# Faixas: 9
Estilos: R&B, Soul, Funk
Duração: 31’
Produção: Bruno Mars, D'Mile

É difícil falar de um disco que tem um lançamento cercado de tanta expectativa, que deixou o mundo de ouvidos atentos desde que foi anunciado em fevereiro de 2021 e que conta com dois artistas consagrados e talentosos – e cuja união desperta inevitável curiosidade. An Evening With Silk Sonic já nasceu com status de acontecimento importante no show biz do início da década. Mas, afinal, o disco é tudo isso mesmo?

Ainda que o duo tenha se encontrado e começado a compor lá em 2017, quando .Paak, embalado por Malibu (seu melhor disco), abriu a turnê de 24K (o melhor disco de Mars), a colaboração não é uma epopeia em busca da perfeição, para amarrar um repertório excessivamente conceitual e afetado. An Evening With Silk Sonic são dois amigos se divertindo. Despretensiosamente, mas sem tirar a fantasia de músicos de primeiro escalão. E parece o tipo de coisa que simplesmente iria – ou tinha de – acontecer. Bruno, o astro forjado no Funk e Soul, mas habilidoso e extravagante nas concessões ao Pop e emulador de primeira; Anderson, o rapper mais músico de todos os tempos – ou o contrário –, carismático e versátil. Um nasceu quatro meses depois do outro, ambos tocam bateria e são tão compositores quanto performers. Os dois fazem o estilo bon-vivant-safado-debochado-romântico-se-necessário e são vidrados no Soul dos anos 1970… É provável que, antes de o Silk Sonic ser anunciado, muita gente já tivesse imaginado essa parceria dos sonhos. O curioso é que a ideia do disco desperta mais assunto do que o disco em si.

Poderíamos dedicar linhas e linhas para destrinchar influências de Harold Melvin & The Blue Notes, Smokey Robinson, Stevie Wonder e Teddy Pendergrass, mas isso, além de ser totalmente esperado, já parece óbvio demais agora. E talvez esse possa ser o problema para alguns (ou apenas para os mais puristas): An Evening With Silk Sonic é exatamente o que a gente esperava. Uma celebração em que tudo está exatamente no lugar. Musicalmente impecável e com referências previsíveis, para você fazer quase isso ao ouvi-las.

Com a chancela de Bootsy Collins, a dupla acerta em cheio principalmente nos três singles que impulsionaram o lançamento: o hit instantâneo “Leave The Door Open” – vitaminada ainda pelo calor da novidade –, “Smokin Out The Window” – bem-humorada e indulgente como um bom Soul-Gado-Demais – e “Skate” – enérgica e com quase os dois pés na Disco. .Paak rouba a cena na explosiva “Fly As Me” e encaixa o bragadoccio do Rap (com uma levada à la Tio Snoop) na equação. “After Last Night”, na onda do baixo de Thundercat e da sedução de Bootsy, é uma slow jam que funciona e envolve, mas que – é preciso dizer – beira o pastiche. Por mim, tudo bem, mas a faixa tem até rendido comparações a “Dick In a Box”, do Lonely Island, por aí. Bruno Mars solta a voz – e o lado mais meloso – em “Put On A Smile”, e “777” presta um tributo disciplinado a James Brown e um – talvez incidental – ao Red Hot Chilli Peppers. “Blast off” encerra a festa em comedida psicodelia.

Entre possível candidato a disco de ano e uma versão pálida e esterilizada do Soul dos anos 1970 – como alguns detratores têm dito –, há uma infinidade de opções. Talvez o grande entrave para que Bruno Mars e Anderson .Paak produzissem algo como um clássico do Soul tenha sido a falta de uma máquina do tempo para entrar em um estúdio da Motown há 50 anos. O duo, mais do que produto de seu tempo, é produto do show biz e da arte de seu tempo. Portanto, inserida em uma forte dinâmica mercadológica e com cacoetes inescapáveis do Pop atual. Mas vai dizer que a duplinha não tem O groove? Mesmo desbravando um terreno de melodias e harmonias já tão bem gabaritado e para além da homenagem pedagógica, Mars e .Paak se esbaldam, encantam e se divertem. E, nesses tempos, o que cai melhor do que uma boa música que inspire diversão desapegada?

(An Evening with Silk Sonic em uma faixa: “Smokin Out The Window”)

 160 total views