Resenhas

Spencer Tweedy – Geezer Love

EP de jovem mostra potencial promissor, indo além de comparações com o pai

Loading

Ano: 2016
Selo: Independente
# Faixas: 4
Estilos: Folk Rock, Psicodélico
Nota: 3.5
Produção: Spencer Tweedy

Ser uma criança prodígio é um negócio complicado, ainda mais quando seus pais também são famosos. É difícil, por exemplo, não comparar o trabalho de Sean Lennon ao do pai ex-Beatle, ou ainda a obra da cantora Natalie Cole com as influência de seu pai Nat King Cole. A comparação é inevitável e, às vezes, nos impede de analisar mais a fundo a produção isolada destes filhos que vivem na sombra da família, mesmo que não queiram.

Mas, para Spencer Tweedy, filho de Jeff Tweedy, líder da banda Wilco, essa sombra funciona não como um obstáculo, mas como um propulsor. O jovem de 21 anos tem tocado bateria na banda do pai há algum tempo e, certamente, esta experiência foi útil para compor seu primeiro EP solo, Geezer Love. A influência de Wilco é clara, seja nas melodias típicas do Indie do começo dos anos 2000, ou nos arranjos que trazem a clara ambientação do Folk Rock. Mas é preciso deixar claro que este trabalho é composto por Spencer Tweedy, e não pelo filho de Jeff Tweedy. O vínculo familiar apenas aponta algumas raízes, mas o trabalho voa por conta própria. E voa alto!

Há elementos Psicodélicos bem sutis, arranjos simples e harmoniosos, tudo orquestrado sobre a batuta de Spencer, que assina a produção, gravação e composição das quatro faixas. A música que dá nome ao registro já nos indica as sensações trabalhadas durante o curto EP, com violões ágeis e delays de rolo de fita que dão aquela impressão vintage, porém menos estereotipada. Fawn aposta em um refrão aberto, para ser cantado por grandes multidões, arrematando com um solo de piano velho oeste reverberado e hipnótico. Já Look At You deixa a raíz Folk em intensa evidência com uma melodia fácil e uma ambientação rica em efeitos de guitarra. Por fim, Walking Home encerra esta experiência de Spencer, arriscando riffs mais Rock, tangendo quase referências mais modernas do Indie como Artic Monkeys.

Spencer Tweedy dispensa comparações com o pai e traz a tona uma expressão autêntica e bem feita. Arriscando produzir tudo por conta própria é que o jovem traz mais certeza da sonoridade que escolheu e podemos ter certeza que o futuro reserva interessantes caminhos para ele.

(Geezer Love em uma faixa: Look At You)

Loading

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique