Resenhas

Suuns – Images Du Futur

Segundo álbum do grupo canadense se apoia algumas poucas faixas boas para mostrar a mesma mistura excêntrica vista em sua estreia

 2,052 total views

Ano: 2013
Selo: Secretly Canadian
# Faixas: 10
Estilos: Kraut Rock, Post-Punk, Eletrônico Experimental
Duração: 43:16
Nota: 2.5
SoundCloud: /tracks/71703918

Em ultima estância, o que faz de um álbum bom ou não é a qualidade de suas faixas. Parece óbvio dizer isso, porém há muito mais o que se levar em consideração na hora de analisar a qualidade de uma obra – interação entre as músicas, a ordem em que elas aparecem, a narrativa formada e a originalidade são só alguns dos aspectos a se observar em um disco. Images Du Futur, segundo trabalho do Suuns, parece carecer de todos os outros pontos (até mesmo sua mistura nada usual, não exatamente nova). Porém, há neste disco algumas ótimas músicas que conseguem o salvar do desastre eminente.

Kraut Rock, Post-Punk e sintetizadores lúgubres se encarregam de dar forma a grande parte da sonoridade do grupo, que preenche os espaços restantes com experimentações vindas do Rock Progressivo e Psicodélico, além de algumas nuances da Música Eletrônica Experimental e, é claro, suas idiossincrasias. Mesmo não soando genérico ou derivativo, tampouco soa fresco.

Nas faixas que “salvam” o disco, apesar de toda essa aura excêntrica, há algumas características de bandas como Radiohead ou Liars, e talvez venha daí muito da identificação do ouvinte com estas canções. 2020, por exemplo, carrega muito de Thom Yorke e companhia, mesmo que o grupo não tente soar assim. A faixa é repleta de tantas estranhezas (uma espécie de Wobble Bass em slow motion, a guitarra com seu timbre perfurante e batida quebrada do Kraut Rock), que, em um efeito inverso, só reforça as semelhanças com o coletivo inglês.

Edie’s Dream e Holocene City são outros destaques do álbum e criam esses parentescos não planejados, porém muito bem-vindos. As sete faixas restantes se desenvolvem pouco neste sentido ou mesmo em criar algo palatável. Como resultado final, Images Du Futur não chega a ser um disco descartável por apresentar algumas ótimas faixas, mas falha na hora de se apresentar ao mundo no formato de álbum – um EP com estas músicas faria muito mais sentido.

 2,053 total views

BOM PARA QUEM OUVE: Xiu Xiu, Liars, Radiohead
ARTISTA: Suuns

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts