Resenhas

The Appleseed Cast – Illumination Ritual

Banda mostra o quanto sabe dialogar com o estilo Post-Rock e cria uma obra coesa, porém capaz de cansar quem não se interessar muito pela estética

 1,459 total views

Ano: 2013
Selo: Graveface Records
# Faixas: 10
Estilos: Post-Rock, Rock Alternativo, Indie Rock
Duração: 44:05
Nota: 3.0
SoundCloud: /tracks/84868186

Com dez faixas cheias de energia, a banda estadunidense The Appleseed Cast continua a mostrar seu trabalho dentro do Post-Rock em seu oitavo disco de estúdio, Illumination Rituals, repleto de boas construções em melodias muito agradáveis.

Arquitetando uma atmosfera que parece mesmo estar em busca de alguma energia, o grupo parece se concentrar em mostrar cada vez mais sua inserção nesta nova cena, mas sem negar completamente seu passado na veia Emo do underground. Os timbres utilizados nas guitarras são, no geral, aqueles com os quais mais estamos acostumados a ouvir dentro do Post-Rock e as estruturas das faixas não são das mais complicadas, mas estão longe de ser simples.

Adriatic to Black Sea, promove uma viagem, como o nome sugere, dentro do estilo. Ela desemboca na muito agradável Great Lake Derelict – um dos pontos altos da primeira metade do álbum. Ambas deixam bem evidente qual será a pegada do repertório, com músicas fortes que abrem espaço para os vocais em alguns momentos.

A exceção dessa regra é Cathedral Rings, com cara de hit e a mais “pop” de toda a obra – e, acredite, é a que mais chama a atenção. Ela possui uma jovialidade deliciosa com seu refrão bem demarcado em meio à explosão de instrumentos e não perde o pique do início ao fim.

Perceber que esta é a faixa que mais se destaca na obra acaba revelando muito sobre ela, principalmente pelo tom repetitivo que possui. A energia crescente ao longo do álbum é muito bem dosada para ele não nos cansar, mas as músicas ainda são parecidas demais entre si. Se por um lado cria-se uma obra sólida, coesa, há o risco do ouvinte enjoar depois de algumas audições.

Ainda assim, Barrier Islands tem uma beleza inegável, principalmente perto do fim, e a dupla North Star Ordination e Clearing Life, partes 1 e 2 da mesma composição, fazem o play valer ainda mais.

The Appleseed Cast – Illumination Ritual (teaser)

 1,460 total views

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.