The Breeders – All Nerve

Banda seminal do Rock Alternativo retorna em estado de nervos

916 total views, no views today

Ano: 2018
Selo: 4AD
# Faixas: 11
Estilos: Rock Alternativo
Duração: 33
Nota: 3.5
Produção: Steve Albini, Mike Montgomery, Greg Norman, Tom Rastikis

Kim Deal integrou duas bandas seminais do Rock Alternativo dos anos 90: Pixies e The Breeders. Atuando como baixista e co-compositora na primeira e assumindo com mais firmeza o caráter de frontwoman na segunda, Deal é uma das responsáveis pela evolução de um estilo musical que culminou no Indie da virada dos anos 2000 e fez surgir as infindáveis subvertentes musicais ao longo do estilo nas próximas décadas.

The Breeders faz parte de um movimento bastante característico dos últimos anos que é o de grandes bandas que retornam à vida após um longo período de hiato. Já se vão dez anos desde que Mountain Battles, o último exemplar do grupo até então, veio ao mundo. No entanto, a obra prima da banda, Last Splash – álbum que nos deu músicas como Cannonball e Do You Love Me Now? – é de 1993, e é essa vibe que permanece no imaginário do público quando o nome The Breeders é citado.

Para favorecer o clima de ressurgimento da banda icônica, All Nerve conta com o mesmo time de músicos de seu período dourado. Ou seja, além de Kim Deal e sua irmã gêmea Kelley Deal, temos por aqui Jim MacPherson na bateria e Josephine Wiggs no baixo. O trabalho da vez, diferentemente da energia explosiva de outrora traz consigo um clima mais angustiado e apocalíptico, fruto – é claro – da tensão política que abate grande parte do mundo contemporâneo.

A presença icônica de Steve Albini na produção garante timbres cristalinos e carregados de punção: o baixo soa metálico e a bateria, estaladiça, enquanto vocais e guitarras criam uma atmosfera de fumaça negra que deixa o clima mais pesado, porém mais cenográfico. É possível perceber inclusive um caráter mais experimental, no sentido Kim Gordon do termo, com letras surrealistas guiadas pela fluência hipnótica do vocal. Ouça Nervous Mary, MetaGoth e Skinhead #2 para ter uma panorama interessante do que o trabalho pode oferecer.

Embora a The Breeders de hoje não tenha aquele ímpeto juvenil dos anos 90, vale atentar para o time de artistas experientes que compõe All Nerve, um álbum que capta um estado de nervos eriçados que não foi embora com a maturidade, apenas mudou de tom.

(All Nerve em uma música: Wait in the Car)

917 total views, 1 views today

BOM PARA QUEM OUVE: Sleater-Kinney, Pixies, Sonic Youth
ARTISTA: The Breeders
MARCADORES: Rock Alternativo

Autor:

Discreto e silencioso. Falo pouco, ouço bem, porém.