Resenhas

The Chainsmokers – Collage EP

Duo de música Eletrônica firma-se como gigante do Pop em 2016

Loading

Ano: 2016
Selo: Disruptor Records/Columbia Records
# Faixas: 5
Estilos: EDM, Pop Eletrônico
Duração: 18'
Nota: 3.0

Os puristas passaram os últimos tempos todos observando os grandes nomes da música Pop comercial, de Justin Bieber a Britney Spears, prontos para jogarem pedras em uma indústria que diluiria tudo aquilo que a vanguarda Eletrônica construiu esteticamente nos anos anteriores. Mal sabiam eles que, enquanto as críticas e desdéns (ambos igualmente ferverosos) procuravam suas vítimas por ali, uma “ameaça” de igual potência viria do lado de dentro – e lucraria muito com isso.

O som que The Chainsmokers faz não é o Pop convencional como o mainstream espera, mas está muito longe de qualquer grau de inventividade que o celeiro da Eletrônica é capaz de produzir. Seguindo a cola de Disclosure e seu grande sucesso, o (também) duo convidou vocalistas que ajudariam a repetir o sucesso de seu single #SELFIE (2014) – e Collage EP é, com toda a franqueza, exatamente e apenas isso.

Não que não tenha dado certo, muito pelo contrário. Closer, com Halsey, está para 2016 como Major Lazer e sua Lean On foram para o ano anterior, sendo recordista absoluta em execuções e vendas no período. Quatro das cinco faixas foram lançadas como singles, o que revela, se não o propósito, o potencial que o duo mira para suas produções.

Com isso, Collage EP torna-se mais um forte candidato às duras críticas dos elitistas que não queriam ver o som que ouviam before it was cool abraçado pelas massas, ao mesmo tempo que firma The Chainsmokers como um novo favorito para aquele público do mainstream que achou Lorde revolucionária. Todo mundo sai ganhando.

(Collage EP em uma música: All We Know)

Loading

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.