Resenhas

The Experience Nebula Room – Happiness is a Live Experience

Banda brasileira consegue te levar para uma viagem progressiva e psicodélica sem usar uma palavra sequer

 2,076 total views

Ano: 2012
Selo: Independente
# Faixas: 6
Estilos: Psicodélico, Progressivo, Hard Rock
Duração: 31:53
Nota: 4.0

Fazer Rock Instrumental de boa qualidade não é algo fácil. Sem uma letra que “distraia”, o ouvinte pode perceber linhas simplórias demais que um vocal disfarçaria ao roubar a atenção. Além disso, uma obra instrumental precisa comunicar algo sem o amparo das palavras. O único foco está no som, e por isso é fundamental uma atenção redobrada em sua composição.

E é isso que a The Experience Nebula Room faz, e muito bem, em seu EP de estréia, intitulado Happiness is a Live Experience. A banda passa, através dos gemidos da guitarra, do groove do baixo e da energia da bateria, tudo o que quer para o ouvinte. Com composições muito bem elaboradas, o grupo bebe da fonte do Rock Psicodélico, Progressivo e do Hard Rock dos anos 70 e, como nas palavras da própria banda, “alia o peso e densidade dos anos 90” com algumas distorções bem características do Grunge.

Com uma “cozinha” (baixo e bateria) muito sólida, a guitarra fica livre para ser dedilhada e nos trazer um momento de nostalgia de grandes sons do passado. Influência de bandas como The Jimi Hendrix Experience, que pode ser notada na faixa Mr. Lazybones, Pink Floyd, em Black Out, e Deep Purple, em Spacegoat, mostram que os gaúchos da TENR souberam escolher muito bem a base para seu som. Não só no nome (“Experience”, como em The Jimi Hendrix Experience) fica a referência à qualidade: o som também é de gente grande.

 2,077 total views

Autor:

Marketeiro, baixista, e sempre ouvindo música. Precisa comer toneladas de arroz com feijão para chegar a ser um Thunderbird (mas faz o que pode).