Resenhas

The Rosebuds – Sand + Silence

Justin Vernon (Bon Iver) produz este vídeo com um lado mais discreto e bem feito do Surf Pop

 1,300 total views

Ano: 2014
Selo: Western Vynil
# Faixas: 11
Estilos: Surf Pop, Indie Rock
Duração: 40:14
Nota: 3.0
Produção: Justin Vernon

Se tem um cara em que podemos confiar na música contemporânea, esse fulano é Justin Vernon – que conhecemos por Bon Iver, Volcano Choir, The Shouting Matches ou com e por trás do nome que for. Aqui com The Rosebuds, ele aparece como produtor e legitimiza todo o disco logo de cara como digno de nossa atenção, mesmo sendo um trabalho diferente do que costuma fazer.

Para descrever o som facilmente, é um Surf Pop mais discreto e contemporâneo. É o som da praia mais no lado contemplativo do que no festeiro, como o título e a capa de Sand + Silence sugerem. Ainda é Pop e divertido, as músicas vem feitas sob medida para as rádios de outrora e as playlists de hoje, mesmo se não houver mar no seu horizonte.

Mas não se deixe enganar pela etiqueta “Surf Pop”. Me lembra muito, por exemplo, Band of Horses (que costuma promover um som bem distante do litoral), principalmente em faixas como Wait a Minute. Tem também uma cara mais de anos 80 do que de tempos mais áureos do estilo e você pode jurar que já ouviu alguma dessas faixas antes. No fim das contas, se trata de um bom disco de música bem feita.

As faixas às vezes parecem ser maiores do que são – não por tédio, mas porque esse tipo de música costuma ser muito imediato e as melodias aqui se prolongam e se desenvolvem por algo em torno de quatro minutos na maioria das faixas, algo também mais próximo dos dias de hoje.

Tenho a impressão que Sand + Silence é um disco mais de qualidade do que de identidade. Sem contar lançamentos ao vivo ou discos de cover, a banda já tem mais de cinco álbuns lançados e talvez só agora, com as credenciais de Justin Vernon, consiga alcançar lugares mais fora do lugar comum.

É plenamente agradável, ainda que nem sempre muito original.

 1,301 total views

ARTISTA: The Rosebuds
MARCADORES: Indie Rock, Surf Pop

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.