Aquilo que The Wytches promete, The Wytches cumpre: Three Mile Ditch é uma coleção de sons que dão continuidade à proposta estética da banda, que reside naquele terreno compartilhado entre a melancolia e o tédio. São arranjos que se arrastam sem medo do peso – em volume ou em atmosfera –, mas também sem muita energia.
É Post-Punk, Post-Grunge e o que mais você quiser chamar para explicar um som de base em guitarras, baixo nervoso e bateria estourando os chimbais para acompanhar a angústia comportada que as músicas apresentam. Apesar dos prefixos “pós” nas classificações, há um olhar sempre atento ao passado, seja na pose roqueira – acompanhada de roupas pretas e óculos escuros – ou nas emoções à flor da pele que o Emo e seus irmãos deixaram de legado.
Falar da base estilística sobre a qual se constrói Three Mile Ditch faz-se necessário para situar os lamentos, desabafos e divagações presentes ao longo das 10 faixas do álbum, já que mesmo o ouvinte menos versado nessas “escolas” sentirá que já escutou essas músicas antes. Isso porque as músicas se ligam automaticamente a muito do que já ouvimos com qualidades semelhantes, o que só evidencia a falta de identidade própria da obra.
O disco não é necessariamente preguiçoso, já que a produção parece levar as faixas exatamente aonde elas querem estar, e o problema é justamente esse. Tendo como ambição artística gritar algumas dores amparadas pela guitarra, The Wytches parece até mesmo justificar a falta de pique com que as músicas chegam. Elas são cansadas, substituindo vitalidade por alto volume e se contentando com o resultado.
Dentre o repertório de poucas surpresas, “A Love You’ll Never Know” evoca Elliott Smith, “Fly Inside” aposta em uma cadência menos básica e “You Looked Happy to Me” encerra o álbum alternando humores em uma proposta que, se não inédita no espectro do Rock, ao menos traz alguma variação na vontade de praticar os sons que os integrantes, e todos nós, já ouvimos à exaustão – e esse termo diz muito.
(Three Mile Ditch em uma faixa: “Everyone’s Friend”)
325 total views