Titus Andronicus – A Productive Cough

Banda produz um “bravado” muscular inspirado pelo Folk

602 total views, no views today

Ano: 2018
Selo: Merge Records
# Faixas: 7
Estilos: Punk, Hard Rock, Folk
Duração: 46
Nota: 4.0
Produção: Kevin S. McMahon

Titus Andronicus é um projeto estadunidense liderado por Patrick Stickles que se divide entre o Punk, o Emo e o Indie garageiro. A banda, nesses dez anos de existência, vem explorando diversas possibilidades dentro desses estilos. Embora sua música sempre habite um cenário fácil de reconhecer, o grupo procura incluir aqui e ali elementos que deixem sua estética um pouco mais rica, pensando além do óbvio. É o caso, por exemplo, do trabalho The Most Lamentable Tragedy, no qual a banda experimentou a Ópera Rock .

Seguindo a mesma linha de pensamento, chega A Productive Cough, um trabalho distinto de seus antecessores, mas que mantém um pé em sua herança. A ideia da vez é produzir um apanhado de músicas com um espírito comunitário, feitas para se cantar depois de um jornada de trabalho braçal. É um estilo inspirado tanto pelo Folk irlandês, pelo Hard Rock americano, quanto pelo Punk inglês dos anos 70.

São apenas sete faixas, mas algumas podem ultrapassar a marca dos oito minutos. A estratégia faz sentido, pois existe um sentimento de angústia crescente por aqui, que se propaga repetidamente. É quase uma narrativa, como se cada música começasse sendo cantada por um cara solitário no bar, e, aos poucos, fosse contaminando todos os presentes, até que um coro de gente emotiva – e embriagada – cantasse preenchida pelo saudosismo, em homenagem aos tempos difíceis, à história do país, aos soldados mortos na guerra e, enfim, coisas desse tipo – um rito de passagem no melhor estilo The Wire.

Ou seja, A Productive Cough é um bravado muscular, cantado durante a madrugada em algum pub. Há um sentimento de angústia que emana do álbum, mas, mais do que isso, uma espécie de catarse coletiva. As letras brotam como filosofias de boteco e a produção do trabalho exala uma atmosfera esfumaçada. Uma soma de fatores que levam dão à música de Titus Andronicus o aspecto de “tosse carregada” a que se refere o título do álbum.

Para além do cover de Bob Dylan (I’m) Like a Rolling Stone, Home Alone talvez seja a música que mais destoa das outras, apoiando-se mais em uma espécie de Hard Rock genérico. Fora isso, A Productive Cough é um exemplar bastante sólido na discografia do grupo, e talvez uma de suas propostas mais interessantes justamente por pensar um pouco além do individualismo usual do Rock.

(A Productive Cough em uma música: Number One (In New York))

603 total views, 1 views today

BOM PARA QUEM OUVE: No Age, Japandroids, Cloud Nothings
MARCADORES: Folk, Hard Rock, Punk

Autor:

Discreto e silencioso. Falo pouco, ouço bem, porém.