Resenhas

Tripwires – Watermelancholia

Banda se afasta do Shoegaze e lança álbum mais melancólico puxado ao Surf Pop

Loading

Ano: 2015
Selo: Independente
# Faixas: 10
Estilos: Surf Pop, Indie, Beach Punk
Duração: 38
Nota: 3.5
Produção: Ben White, Tripwires

Dentro da música Indie contemporânea, quando nos debruçamos sobre a vertente que herdou por um lado o reverb da Surf Music e, de outro, a rebeldia juvenil do Punk, vamos nos deparar com o recurso da “nostalgia” como, arrisco dizer, em nenhum outro estilo musical de hoje em dia. De fato, o Beach Punk e suas variantes tem no uso do reverb e do delay – entre outros efeitos “aquáticos” – e no seus temas (aquela paixão inconsequente e aquela rebeldia juvenil que conhecemos tão bem) as armas de evocação deste sentimento tão sensível a nós.

No começo da resenha do álbum Lacuna, da banda Childhood, um dos melhores exemplos britânicos do estilo, eu dizia que a nostalgia é “um poder muito forte, quase apelativo, que algumas músicas tem no efeito de minha empatia sobre elas”. Embora seja um fator intangível e bastante difícil de determinar, parece ser reconhecido com frequencia pelos ouvintes do gênero.

Por exemplo, logo na introdução de Spacehopper, o debute dos também britânicos de Tripwires, Gabriel Rolim diz o seguinte: “Nostalgia é um termo que descreve uma sensação idealizada, muitas vezes irreal mas que sempre que aparece, causa um certo êxtase. O dejá vu pode ser o tipo de comunhão direta entre o sentimento e o momento percebido. ‘Já vi isso antes’.” Pois bem, novamente temos o vocábulo aparecendo, tanto para dizer da sensação melancólica que é evocada em sua música, quanto para alertar que não temos aqui algo tão novo assim.

Se Spacehopper já nos causava essa sensação de tristeza leve e intermitente, Watermelancholia vem para exagerar esse efeito sobre nós. Uma das características mais interessante de Tripwires está no poder de sintetizar o conteúdo sonoro de seus álbuns em seus títulos. De fato, o que Spacehopper tinha de espacial e grandioso, mais puxado ao Shoegaze, Watermelancholia tem de líquido e pende mais ao lado Indie Surf Pop de Real Estate.

Watermelancholia é uma curva leve na recente carreira do grupo. Uma mudança de teor, mas dentro do mesmo universo. Apoiado na “saudade” e nas variações de humor equivalentes à água, Tripwires lança mais um belíssimo trabalho.

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: TOWNS, Childhood, Oberhofer, Real Estate
ARTISTA: Tripwires
MARCADORES: Beach Punk, Indie, Surf Pop

Autor:

é músico e escreve sobre arte