Travis ou The Roots?

No fim de tarde, escolha entre o Folk Pop melancólico escocês ou o Hip-Hop de levada Soul americano

Loading

Festival é assim: Dois shows em palcos diferentes ao mesmo tempo e você lá tendo que decidir o que fazer. Pra te ajudar a aproveitar ao máximo as atrações do Planeta Terra Festival 2013, o Monkeybuzz lista os principais motivos pra você assistir a cada uma das apresentações e poder escolher entre elas. E a pergunta que não quer calar é…

Travis ou The Roots?

Depois de decidir entre as atrações nacionais (com exceção dos Palma Violets) que abrem a tarde do Festival, chegou a hora de decidir entre dois veteranos internacionais, optando entre o Folk Pop doce e melancólico dos escoceses do Travis e o Hip Hop de levada Soul dos americanos do The Roots

Travis – 17h30

Os escoceses fecham a tarde do festival e inauguram a aparição das atrações internacionais no Palco Terra por volta das cinco e meia da tarde. Com uma história que data do final dos anos 90, a banda conta com sete álbuns de estúdio que sustentam desde sua formação o seu Pop Rock acústico com influências de Britpop.

As músicas de harmonias doces e suaves que embalam letras melancólicas levaram a banda ao auge de sua carreira com o lançamento de The Man Who, em 1999, que conta com seu hit radiofônico de maior sucesso até hoje Why Does it Always Rain on Me?.

Com o topo das paradas britânicas alcançadas pelos singles de The Man Who, o próximo álbum da banda, The Invisible Band, que data de 2001, foi o que garantiu a consolidação da carreira dos meninos. Excelente em toda sua extensão, é graças a repercussão de seus vários singles e diversos videoclipes lançados na ocasião que poderemos contar com a presença do grupo neste ano no Brasil.

Travis vem produzindo álbuns constantemente desde então, e neste ano não foi diferente. Where You Stand foi lançado em agosto e podemos apostar em sua presença de peso no repertório do grupo neste show do Terra, além dos hits mais conhecidos. Mas, cuidado com as apostas em relação ao setlist da banda: Fran Healy já declarou profeticamente que toda vez que Why Does it Alaways Rain on Me? é tocada, começa a chover. Se bem que, se você espera há mais de dez anos para ver essas músicas ao vivo, vale a pena, não?

The Roots – 18h

Com apenas 30 minutos de diferença, o show do The Roots acontece do outro lado do Festival, no palco Smirnoff. Os americanos, donos de uma carreira invejável de 26 anos, já lançaram dez álbuns de estúdio e dois EPs, além dos álbuns colaborativos (inclusive, um deles é deste ano, ao lado de Elvis Costello), e já prepara o próximo para o ano que vem. Além disso, tem em seu currículo quatro Grammys e inúmeras outras nomeações, além de figurar em listas como um dos grupos de Hip-Hop mais importantes da história.

Não é para menos: o The Roots foi um dos pioneiros a usar instrumentos orgânicos para suas bases de Rap (ao invés dos samples eletrônicos), o que deu ao grupo uma cara única de aspecto Jazzístico com muita influência da música Soul. Podemos dizer que foram um dos pais do Hip-Hop atual, tão influenciado pelas bases de Jazz e que começa a voltar à instrumentação ao vivo para seus shows.

O grupo trabalha extensivamente e já tem bastante experiência em festivais. Sua primeira participação no Lollapalloza, por exemplo, é de 1995. Com mais de vinte anos de carreira e festivais, músicos premiados diversas vezes, – além de ser a banda que acompanha oficialmente Jimmy Fallon em seu programa de TV Late Night -, a performance do grupo neste Planeta Terra promete ser poderosa e envolvente.

No repertório poderemos contar, provavelmente, com os melhores exemplos mesclados de todos os álbuns da banda. As apresentações do grupo, com sua instrumentação elegante de músicos de Jazz experientes somadas ao poder incisivo do Rap costuma agradar os espectadores, que chegaram a declarar que a “experiência” The Roots só está completa depois de passar pelo rito dos shows.

Loading

ARTISTA: The Roots, Travis
MARCADORES: Planeta Terra 2013

Autor:

é músico e escreve sobre arte