Ouça: Cashmere Cat

Produtor norueguês é um dos novatos mais interessantes da EDM e já prepara mais uma obra para 2014

 2,673 total views

Mesmo para quem não está por dentro de todas as novidades da música eletrônica, há certos artistas se tornam tão importantes que conseguem quebrar certas barreiras e permear audiências cada vez mais amplas. Se difundindo cada vez mais e desenvolvendo um potencial para chegar ainda mais longe dentro e fora do público especifico de seu gênero está o jovem produtor norueguês Magnus August Høiberg, mais conhecido como Cashmere Cat, tem se tornado um nome de destaque na cena eletrônica.

Com a EDM como espinha dorsal, o produtor traz também toques do R&B, Hip Hop e Trap, resultando em uma mistura downtempo cheia de experimentalismos e elementos nem sempre tão comuns nestas produções. Nomes como Ryan Hemsworth, Hudson Mohawke, Rustie e Gold Panda podem ser bons parâmetros para comparação, mas ainda não exemplificam muito bem a musicalidade de Magnus.

Mirror Maru, um de seus singles de maior sucesso do produtor e faixa que nomeia seu primeiro EP lançado em 2012, é talvez a música que melhor ilustre o terreno explorado pelo projeto e as sonoridades vividas que ele pode embarcar em suas produções. Orgânica, a faixa sabe misturar timbres acústicos (pianos, harpas, violinos e glockenspiel) à vozes sintetizadas, batidas eletrônicas e texturas computadorizadas. Tudo isso sempre mantendo um grande cuidado ao deixar o resultado fluido e incrivelmente melódico.

Essa produção, iniciada em 2012, rendeu o primeiro lançamento do produtor, o já citado Mirror Maru EP. Com apenas quatro faixas, essa pequena obra é capaz de expor o potencial desta mistura que não à toa, ganhou boas notas por muitos dos veículos que o avaliou na época. Sabendo usar muito bem os gêneros (R&B, Hip Hop e Trap) de forma balanceada e dosando os demais elementos (a parte orgânica e os “barulinhos” e texturas) que fazem de sua música única, a estreia de Cashmere Cat foi uma das boas surpresas daquele ano.

Além de suas faixas autorais, Magnus também ganhou notoriedade desde 2012 por seus ótimos remixes. Gente como Miguel, Lana Del Rey, Benzel, 2 Chainz, Jeremih e outros tiveram seus originais modificados e reestilizados à la “Cashmere Cat”. Ótimas versões.

Olhando para o futuro, Magnus já começa a produzir mais um EP, esperado para janeiro de 2014. O primeiro single de Wedding Bells EP é a ótima With Me, que assim como Mirror Maru ilustra muito bem a obra do produtor.

 2,674 total views

ARTISTA: Cashmere Cat
MARCADORES: Ouça

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts