Por Onde Anda Jack Peñate?

Músico lançou em 2009 o ótimo “Everything Is New” e, desde então, “sumiu”

Loading

Sabe aquele disco lançado há algum tempo que você carrega sempre com você em iPod, playlist e coração, mas ninguém mais parece falar sobre ele? A equipe Monkeybuzz coleciona álbuns assim e decidiu tirar cada um deles de seu baú pessoal e trazê-los à luz do dia. Toda semana, damos uma dica de obra que pode não ser nova, mas nunca ficará velha.

Everything Is New (2009)

Lembro que, pelos idos de 2009/2010, a Internet não era minha única fonte de música nova e canais como MTV e até mesmo Multishow também tinham a importante função de me apresentar novidades musicais. Zapeando entre esses canais, chegou a mim um som bem interessante criado por um músico inglês que, apesar de participar de fervilhante cena pós-Arctic Monkeys, pouco tinha a ver essa sonoridade Indie Rock dançante tão explorada na época.

Esse cara era Jack Peñate, que teve seu auge durante 2006 e 2010 para depois cair no “esquecimento”. Neste tempo, ele lançou dois discos, Matinée (2007) e Everything Is New (2009), que fizeram algum sucesso, mas nunca quebraram a barreira do mainstream – apesar de sua música flertar bastante com algo mais radiofônico. Vamos nos focar neste segundo disco, o mais completo e o que me fez de fato prestar atenção em Jack.

Com um som que transita entre o Rock e Pop e dono de uma guitarra suingada, Peñate tinha algo bastante diferente da maioria das coisas que rolava na Terra da Rainha naquela época. Sua mistura, às vezes crua demais para música Pop e “elaborada” demais para o Indie Rock, foi o que mais chamou a atenção, além, é claro, de sua voz e estilo de cantar, algo ao mesmo tempo contemporâneo e old school. Uma união interessante que gerou bons singles, como Pull My Heart Away, Be The One e Tonight’s Today (todos ganharam videoclipes igualmente interessantes).

É curioso ressaltar também que Peñate tinha como amigas ninguém menos que Adele e Jessie Ware (que foi backing vocal em sua banda durante algum tempo, inclusive na turnê de divulgação de Everything Is New). A ironia é pensar que elas atingiriam um sucesso bem maior que ele poucos anos depois. Esse, infelizmente, foi seu último disco e já rolam há algum tempo os boatos que ele ressurgirá das cinzas para finalmente lançar de novo. O que nos resta é esperar.

Desde 2009, o músico simplesmente sumiu. Ele mostrou uma faixa gravada em sua casa lá por 2012 e esse é desde então esse é seu último registro solo. Mas, fiquem calmos, a boa notícia para quem gostou de sua música é que ainda em 2015 ele falou que estava terminando seu terceiro álbum (e, a este ponto, a obra pode estar ainda mais perto de ser lançada). Vale lembrar também que em 2013 ele colaborou com o projeto Cosmo (de Felix White, de The Maccabbes) na faixa Yalla. Jack está fazendo música de novo e pode ser em que breve vejamos mais novidades.

Loading

ARTISTA: Jack Peñate
MARCADORES: Fora de Época

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts