Paredão de Minas: Dekmantel São Paulo

Conheça o line-up feminino que promete causar na versão dia do festival

Paredão de Minas: Dekmantel São Paulo
Divulgação

Quem está a fim de conhecer o trabalho consistente de produtoras e DJs mulheres, pode se preparar, porque tem ótimas opções já confirmadas no Dekmantel São Paulo.

O evento, que acontece nos dias 3 e 4 de março, escalou mulheres de perfis diversos. Entre as brasileiras, o destaque é para a cantora Maria Rita Stumpf, que lançou em 1988 o disco Brasileira e hoje é referência nas pistas após ter faixas relançadas nos selos Optimo Music, Selva Discos e Music From Memory. Escalada no line-up da versão holandesa do Dekmantel, que ocorre no mês de agosto em Amsterdam, a DJ Cashu se apresenta, neste ano, durante o dia em São Paulo. A russa Nina Kraviz volta em 2018. E o set de House super dançante da sul-coreana Peggy Gou promete ser uma das boas surpresas a caminho.

Maria Rita Stumpf

Nascida no Rio Grande do Sul, a cantora tem no histórico o elogiado álbum Brasileira (1988), que lhe rendeu a indicação de Cantora Revelação, em 1989, do extinto prêmio Sharp, vencido então por Marisa Monte. Misturando ritmos africanos e indígenas, ela se apresentou ao lado da banda Uakti e de músicos como o maestro Luiz Eça (1936-1992).

Atualmente, ela ganhou espaço nas pistas após reedições de suas faixas em selos como o Selva Discos, da dupla Selvagem, e o holandês Music From Memory, na coletânea Outro Tempo: Electronic and Contemporary Music From Brazil 1978-1992, feita pelo DJ John Gómez (escalado para o Dekmantel São Paulo).

Conheça: Maria Rita Stumpf

Tata Ogan

Pesquisadora ferrenha de ritmos brazucas e Afro-Brasileiros, a DJ está na ativa há mais de duas décadas. Percussionista, ela destila seleções que enlouquecem colecionadores de vinis pela riqueza de busca musical, que pode ser considerados uma aula de música brasileira. Tata é mentora do Vitrolinha, evento dedicado à vinis raros executados em espaços culturais e afins.

Conheça: Tata Ogan

Courtesy

Originária da Dinamarca, Najaaraq é uma das criadoras do selo Ectotherm. Techno com influências de Jungle e boas doses de grave são a marca dos sets da DJ.

Conheça: Courtesy

Cashu

Uma das mentoras do coletivo Mamba Negra, Cashu novamente se apresenta na versão paulistana do Dekmantel. Neste ano, foi escalada para a versão diurna. Responsável pela programação da Rádio Vírusss, que dá espaço para novos produtores e DJs nacionais, ela também irá se apresentar no Dekmantel de Amsterdam, em agosto. Dona de um set envolvente, que mistura batidas soturnas de Techno, ela já fez uma mix para o Monkeybuzz no ano passado, que vale a pena ouvir de novo.

Conheça: Cashu

Peggy Gou

Sets altamente dançantes são a marca da DJ coreana, que mostra uma faceta de House irresistível. Baseada em Berlim, ela deve lançar em breve um novo EP, intitulado Once, com três faixas, nas quais ela também canta. O lançamento será o segundo dela pelo aclamado selo Ninja Tune, previsto para dia 2 de março.

Conheça: Peggy Gou

Lena Willikens

A exímia DJ alemã está de volta ao festival paulistano. Residente no Salon Des Amateurs, em Düsseldorf, ela é uma artista multifacetada. Encabeça o programa Sentimental Flashback para Radio Cómeme e ainda fez a trilha sonora do filme Japanese Girls from the Harbour, exibido no Live Soundtrack Festival em Barcelona.

Conheça: Lena Willikens

Izabel

Ao lado de Tako, criador do Music From Memory, a DJ australiana deve apostar em pesquisas musicais de pegada tropical, voltada ao Electro e até com influências de Soul. Izabel encabeça o Lullabies for Insomniacs, selo que começou aos 22 anos como um programa de rádio em Melbourne.

Conheça: Izabel

Barbara Boeing

Ritmos de pegada Balearic soam como brisa boa na discotecagem da DJ brasileira, residente e na ativa na cena curitibana. Ela também atua no duo Discoteca ODARA, com o parceiro Dani Souto, além de integrar o projeto Alter Disco.

Conheça: Barbara Boeing

Nina Kraviz

De origem russa, Nina Kraviz se tornou um verdadeiro furacão do Techno, que atravessa pistas com doses letais de Trance e outras sonoridades ricamente incorporadas em sets empolgantes. Com vasta passagem pelo Brasil, ela ainda administra dois selos prestigiados: o трип e GALAXIID. Imperdível.

Conheça: Nina Kraviz

Jayda G

A canadense divide a agenda em gigs pelo mundo e sua residência na festa Freakout Cult, comandanda em Vancouver, que virou também um selo. Com lançamentos pelo Butter Sessions, ela tem forte influência de R&B e impressiona pelas batidas de Funk elegantemente incorporadas em suas performances sonoras.

Conheça: Jayda G

Elena Colombi

Nascida na Itália, a DJ se destaca por apresentar seleções musicais com uma pesquisa absurdamente fora do trivial. Residente na NTS Radio, ela ainda se apresenta em eventos da Red Light Radio e deu uma entrevista ao Monkeybuzz, na qual relata mais detalhes sobre seu processo criativo.

Conheça: Elena Colombi

Artistas: jayda g, lena willikens, peggy gou, tata ogan, maria rita stumpf, Elena Colombi, Cashu, Nina Kraviz

Marcadores: cashu, dekmantel, dekmantel são paulo