Oasis Vinte Anos Depois

“Definitely Maybe” completa duas décadas de vida e ainda sobram motivos para ouvi-lo

Loading

Para comemorar o aniversário de vinte anos de Defintely Maybe, o disco de estreia da banda tão famigereada quanto querida Oasis, aqui no Monkeybuzz, decidi ouvi-lo para responder a pergunta “Pra quê escutar o álbum hoje?”. A consequência disso foi uma segunda e amigável questão: “Por que não escutá-lo hoje?”, visto que duas décadas não desgastaram suas qualidades – pelo contrário, só contribuíram com novos atrativos.

O mais básico deles é a importância que a obra tem dentro da história do Britpop (e, consequentemente, do Rock em geral), o que tornou Definitely Maybe um verdadeiro “artigo de museu”, garantindo sua menção sempre que o estilo for mencionado. Se você quer aprofundar seus conhecimentos, a audição é obrigatória.

Ainda para os “estudiosos”, os curiosos que querem saber mais sobre música, não tem como abrir mão da experiência de ouvir a estreia de uma das maiores bandas da década de 1990 (e alguns (fãs) dirão que também da seguinte). A estreia com Rock’n’Roll Star é quase autoprofética e hits como Live Forever e Supersonic mostram que a trajetória não poderia ter sido outra a não ser o sucesso – aliás, o disco permanece como o lançamento de banda nova que vendeu mais e mais rápido no lançamento, o que garantiu um primeiro lugar instantâneo nas paradas e vendas que já acumulam mais de 2 milhões de cópias.

Para quem viveu a época, é claro que faixas como Cigarrettes & Alcohol trarão as mais variadas lembranças – o que faz com que a nostalgia seja mais um de seus atributos. Os primeiros acordes de Shakermaker parecem ter pairado sob a linha do tempo daquela década e ouvi-los com o vocal arrastado e tão característico de Liam é a viagem no tempo que você precisava.

O disco não é necessariamente “datado”, mas não vai rolar um comentário do tipo “poderia ter sido feito hoje”. Sua relevância pros dias de hoje é mesmo por seu legado, por seu lugar na história da música popular contemporânea e na da banda, e também pelo que representa para o ouvinte. Se nada disso te convence a experimentá-lo, só me resta um argumento: Definitely Maybe é muito, muito bom.

Comprove sem medo.

Loading

ARTISTA: Oasis
MARCADORES: Aniversário

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.