SINAPSE: tempo maluco

Música meteorológica, Quintron e os dias mais quentes da história

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Fotos: Mariana Poppovic

Um músico e suas livres associações nas zonas de contato da arte (às quintas-feiras).

 

MÚSICA METEOROLÓGICA

Quintron e o clima

 

É difícil entrar em qualquer site de notícias hoje em dia e não se deparar com representações visuais destes “dias mais quentes da história” em que nos enfiamos, nas quais linhas vermelhas crepitam expressando a linha ascendente de graus celsius que marca uma nova era meteorológica para a humanidade. Diante das ciências meteorológicas, que atuam na linha de frente interpretando as oscilações de nosso clima, creio que gráficos como esses se tornarão cada vez mais comuns no imaginário contemporâneo.

Nesse sentido, o álbum Weather Music traz novas possibilidades poéticas para nossos dias. No disco de duas faixas lançado pelo selo Important Records, instrumentos de medição estão acoplados a sintetizadores, produzindo música generativa que depende das variações climáticas.

A primeira faixa do álbum, produzida por um músico chamado Quintron, é feita a partir do Weather Warlock, um sintetizador analógico conectado a sensores climáticos que, por sua vez, são montados em um poste e detectam temperatura, velocidade do vento, índice UV, pressão barométrica, inundação e umidade atmosférica. A função do Weather Warlock é interpretar estes dados e produzir uma ampla gama de tons e harmônicos baseados em um acorde de si bemol. Para além da faixa no álbum, o Weather Warlock serve como uma instalação de arte e fica produzindo música em tempo real. É possível ouvi-lo online e ao vivo aqui neste link.

Há algumas semanas escrevi sobre música feita a partir dos sons emitidos por plantas. Interpretei a iniciativa como sendo algo auspicioso e escrevi: estes ritmos experimentais servem como uma lente de aumento para um som que não ouviríamos naturalmente. Ao interpretar o som que plantas produzem como música, a experiência chega para mitigar a nossa frustração de não conseguirmos nos comunicar com os outros reinos da natureza”.

O curioso é notar como essa música generativa se faz não só como uma tentativa de retomar algum tipo de comunicação com a natureza, mas também de transformar a qualidade dessa relação. Por exemplo, no stream ao vivo do Weather Warlock, um instrumento complementar chamado Traffic Saxx também é mixado no stream. Ele captura e filtra o ruído branco do tráfego nos arredores do instrumento, transformando um som que pode ser estressante em algo mais oceânico e calmante.

Além disso, há uma preocupação legítima com os ritmos circadianos na empreitada, em especial para aqueles que estão desconectados visualmente do nascer e do pôr do sol, já que a música também muda conforme o dia passa e a noite se aproxima. Diz o site: “nossa esperança é que este instrumento seja de alguma ajuda para aqueles que sofrem de qualquer tipo de distúrbio do sono ou para qualquer pessoa que sofra de estresse ou problemas de saúde que possa se beneficiar de uma conexão musical direta com a natureza”.

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ARTISTA: Quintron

Autor:

é músico e escreve sobre arte