Música Brasileira no “É Tudo Verdade”

Os fãs de cinema que forem conferir a edição da mostra de documentários em 2012 poderão assistir a um filme sobre a Tropicália e outro sobre o grande Jorge Mautner

3,409 total views, 1 views today

Os fãs de música brasileira tem dois motivos a mais para conferir a 17ª edição do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade/It’s All True. É que além dos vários títulos interessantes que sempre são exibidos na mostra, o evento em 2012 traz filmes obrigatórios para quem quer conhecer mais história da MPB – e, consequentemente, do nosso país.

O primeiro deles é Tropicália, de Marcelo Machado. O longa conta do movimento liderado por Caetano e Gil nos anos 60 em meio à Ditadura Militar. Foi o grande marco da arte brasileira desde a Semana da Arte Moderna (1922), misturando a música regional ao Rock’n’Roll importado dos Estados Unidos e Inglaterra, e sua influência expandiu-se também para outras artes, como o Cinema de Glauber Rocha e os palcos do Teatro Oficina. A produção foi feita pela Bossa Nova Films com Fernando Meirelles (de Cidade de Deus e Ensaio Sobre a Cegueira) como um dos produtores executivos.

Tropicália poderá ser visto em São Paulo (23 de março, às 21h no Cine SESC) e no Rio de Janeiro (24 de março, às 22h30 no Espaço Itaú de Cinema Botafogo). Confira abaixo vídeo de Caetano Veloso cantando Alegria Alegria, uma das músicas mais icônicas do Tropicalismo, no Festival da Record de 1968.

O outro motivo é Jorge Mautner – Filho do Holocausto, que narra a história do escritor, compositor e violinista desde seu nascimento em 1941 até a atualidade, passando pela sua prisão pela Ditadura em 1964 e seu consequente refúgio na Europa, onde conheceu os tropicalistas. A produção é do Canal Brasil, com direção de Pedro Bial e Heitor D’Alincourt.

Jorge Mautner – Filho do Holocausto poderá ser visto no Rio (24 de março, às 17h no Espaço Itaú de Cinema Botafogo), São Paulo (30 de março, às 19h no Cine SESC, e 1º de abril, às 20h na Cinemateca) e Brasília (11 de abril, às 19h no Centro Cultural Banco do Brasil, e 14 de abril, às 21h no mesmo lugar). Veja abaixo vídeo de Mautner cantando seu sucesso Maracatu Atômico ao lado de Paulinho Moska.

Para mais detalhes sobre o É Tudo Verdade, acesse o site oficial do festival.

3,410 total views, 2 views today

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.