Dekmantel Records: "A Habilidade de Apoiar os Músicos que Te Inspiram"

Selo fundador do festival comenta sua filosofia, que traz o melhor da música dançante de hoje

Por André Felipe de Medeiros, 26/01/2017, às 20:08

"Selos sempre foram e sempre serão relevantes, em nossa opinião. O mais bonito sobre eles é que sempre são uma maneira de trazer música para o mundo e de oferecer diferentes gêneros para pessoas diferentes. Cada selo é único, e tem seus próprios seguidores, ou sua própria comunidade, o que leva a muitas variações de som, gêneros e subcultura" - Foi o que nos contou o pessoal por trás do selo Dekmantel Records - sim, os próprios responsáveis pelo Dekmantel Festival, que terá sua primeira edição em São Paulo nos dias 4 e 5 de fevereiro - e, através dessas palavras, ficou mais fácil entender o espírito que rege o evento como um todo.

Estabelecida em Amsterdam, a empresa fundada em 2007 investe em uma curadoria certeira que exibe aquilo que há de mais novo na música sobretudo dançante. "Apenas lançamos músicas de artistas que admiramos e que amamos", disseram eles ao Monkeybuzz, "e essa sempre foi nossa direção para o selo desde o comecinho".

"Lançar um disco acontece depois de muitos estágios", eles contam, "desde gerenciar os artistas no processo de masterização das faixas, a contratar um ilustrador para fazer a arte e produzir os encartes etc", e é por isso que afirmam que é importante para o público que consome muita música ficar atento ao trabalho dos selos. "Ajuda a visualizar o processo", comentam, o que resulta em um envolvimento maior com o que se ouve.

Se isso vale para o catálogo do selo, é claro que o festival tem as mesmas diretrizes. "Os festivais dão aos artistas a oportunidade de tocar suas músicas para uma plateia maior e, eventulamente, eles ficam mais conhecidos por outros através disso", nos explicaram.

"Como um selo, você tem a habilidade de apoiar os músicos que te inspiram", contam eles, "dar a eles um 'lar' e apresentá-los ao seu público". "Algumas pessoas estarão interessadas no processo, outras só comprarão os discos", afirmam, "mas é bom conhecer esse trabalho", argumentando o quanto o que Dekmantel e outros selos têm feito há tanto tempo é relevante tanto para o artista, quanto para o público.

Um passeio pelo perfil do selo no SoundCloud, com mais de 360 faixas compiladas, traz não só uma vitrine bastante completa do trabalho que a empresa vem fazendo com os músicos e seus festivais, mas também uma grande imersão no que é a música Dance Eletrônica dos nossos dias. Quem tiver a experiência certamente aproveitará ainda melhor também o evento em São Paulo.

MARCADORES: Dekmantel Festival São Paulo, Selo
ARTISTAS:

mais sobre