Resenhas

Cayucas – Bigfoot

Zach Yudin traz boas referências para sua Surf Music, mas ainda está longe de se destacar entre demais artistas do gênero

Loading

Ano: 2013
Selo: Secretly Canadian
# Faixas: 8
Estilos: Surf Pop, Surf Music, Indie Pop, Afropop
Nota: 2.5

Por algum motivo em especial, Zach Yudin resolveu nomear seu projeto musical como Cayucas, uma variação do nome oficial da pequena cidade de Cayucos, que vem como parte do condado de San Luis Obispo, na Califórnia. À beira-mar e praticamente adormecida atualmente, o lugar já foi um grande sucesso em visitas nos anos 60. No entanto, agora se sustenta como pode e mantém seu ritmo em marcha lenta e não está em seus planos se tornar um grande polo turístico novamente. Toda o histórico sócio-econômico descrito acima não está longe da realidade no disco de estreia Bigfoot.

Algumas fontes mais abrangentes são inegáveis na contextualização do trabalho de Yudin: Todo o álbum foi concebido sobre um ponto de vista praiano e que provavelmente é digerido mais facilmente em um clima relaxante e litorâneo. Associação a nomes como Beach Boys, The Drums, Girls e outras referências da Surf Music é muito assimilável do começo ao fim, no entanto a semelhança a sonoridade de Vampire Weekend chega a ser descarada em uma grande parcela da compilação.

Os pontos altos do material bebem diretamente do autointitulado disco de Ezra Koenig e banda, lançado em 2008. High School Lover e East Coast Girl traz em contagem regressiva os mesmos ay! encontrados em A-Punk, disfarçado por baladas Afropop dançantes, porém desaceleradas, que também podem soar rapidamente como One (Blake’s Got A New Face). A Summer Thing traz o melhor de todas as criações: Um doce hit destacado por xilofones e vocais replicados como coros, mas que mais uma vez, se botado para análise é possível ressoar como uma readaptação de um hit antigo que não deu tão certo como uma boa faixa de um disco como The Pet Sounds.

Zach traz em suas composições letras que contam sobre seus últimos relacionamentos, garotas bonitas, cartões postais e até mesmo alguns seu interesse por veículos antigos. Bons motes que poderiam ser bem trabalhados, mas que soam tão interessantes quanto uma vídeo-aula de pacote de viagens para um daqueles lugares paradisíacos. Cayucas utiliza da mesma fôrma de bandas caiçaras que se deram bem, porém o conteúdo não convence e deixa a desejar. É como imaginar os criadores de efervescentes hits como Oxford Comma e Cousins com um senso estético mais planejado para agradar seus fãs – menos sapatênis e camisas polo -, porém com a essência musical bruta e genérica, ainda a ser bem lapidada.

Loading

Autor:

Jornalista por formação, fotógrafo sazonal e aventureiro no design gráfico.