Resenhas

Nick Oliveri’s Uncontrollable – Leave Me Alone

Músico traz à tona o peso do Stoner Rock em sua música

Loading

Ano: 2014
Selo: Schnitzel Records
# Faixas: 9
Estilos: Rock, Stoner Rock
Duração: 28:27
Nota: 3.0
SoundCloud: /tracks/160069916

Se você é um daqueles que, em pleno 2014, brada que o Rock morreu, ainda agoniza seus últimos suspiros ou que não há um bom representante para o estilo em nossos dias, e mais especificamente no ano vigente, o novo álbum de Nick Oliveri (em seu projeto Nick Oliveri’s Uncontrollable) pode mudar um pouco sua opinião. Representando aquele Rock que não precisa de outros predicados ou vertentes para se sustentar (o mesmo que, na verdade, já foi mostrado no álbum de Brody Dalle), Leave Me Alone traz de volta toda a potência, pujança e desordem que o estilo tinha em seu auge.

O mais curioso é ver que os dois maiores representantes do Rock em 2014, gravitam em volta da figura de Josh Homme, líder de Queens of The Stone Age, marido de Dalle e ex-companheiro de banda de Oliveri. Pois é, se você quer “salvações” para Rock moderno, aí estão elas. Se você não acredita nesta falácia, sabe que grupos como estes continuam levando adiante a tocha roqueira, independentemente de não estarem presentes no mainstream.

Dito isto, vamos ao disco, que de forma ou outra é impossível de não ser associado com a obra de Homme. Aqui, há muito de Kyuss e mesmo dos primórdios de QOTSA, em seu auge do Stoner Rock (é até mesmo apontar diversas semelhanças entre este álbum e o clássico Songs for the Deaf). Se Josh e sua turma mudaram as engrenagens para soar de outra forma, Nick continuou nesse momento roqueiro vivido em meados dos anos 90. Não preciso dizer que há muita brutalidade (sonora), guitarras distorcidas, solos explosivos, os vocais rasgados do músico e, é claro, muita testosterona em Leave Me Alone, não é?

Ao ouvir Human Canonball Explodes, faixa que abre o disco, já se tem essa sensação de ser transportado de volta aos anos 90, mais especificamente aos desertos californianos de onde o estilo saiu. Essa sonoridade erma é ouvida toda a estenção do disco, algumas vezes levada ao extremo como em Come and You’re Gone ou The Void. Certamente, faixas que devem agradar os fãs do gênero, do antigo QOSTA e do próprio Nick Oliveri, é claro.

No fim das contas, Leave Me Alone é um disco honesto, que chega ao resultado que o músico queria atingir. Ele não se apresenta como algo inovador ou mesmo contemporâneo, mas quem disse que um bom disco precisa ser? No geral, se esse não é seu tipo de som, não vai ser com este álbum que sua opinião começará a mudar. No entanto, se você gosta desse tipo de som mais abrasivo, do “Rock de verdade”, este será um bom disco e ponto.

Nick Oliveri’s Uncontrollable – Human Cannonball Explodes

Loading

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts