Kommode - Analog Dance Music

Kommode - Analog Dance Music
  • Ano: 2017
  • Selo: Random Two Syllable Word Records/Brilliance Records
  • # Faixas: 10
  • Estilos: Indie Pop, Pop Psicodélico
  • Duração: 36'
BBBba

Há grandes chances de você ter entrado nesta crítica por ser fã de [Kings of Convenience]() e ficar sabendo que Kommode é uma banda paralela de Eirik Glambek Bøe, metade do duo. Se for esse o caso, saiba que você tem grandes chances de gostar de Analog Dance Music. Mas se sua situação for outra e você nunca curtiu tanto o trabalho da dupla norueguesa, fique tranquilo que há chances do disco lhe agradar. Como? Explico.

Ao contrário do clima meio Folk, meio Bossa Nova e cada vez mais acústico que Kings of Convenience fez ao longo da última década, Kommode é um trabalho de banda mais convencional, com guitarra, baixo, bateria e teclado, que faz um som Pop (no sentido mais abrangente do termo) de ambientação um tanto dançante e bastante veraneio - para acompanhar o auge da estação que o hemisfério norte vive em agosto - com um toque psicodélico no tratamento do som, que faz com que as faixas sejam ainda mais envolventes.

O termo "Pop" pode ser livremente empregado aqui por se tratar daquele tipo de música que sabe agradar pessoas muito distintas, do fã de um Indie Pop de inspirações múltiplas (Kommode diz buscar referências do Jazz ao Samba) até o ouvinte mais passivo que busca ouvir canções bonitas em estações de rádio próprias de salas de espera e viagens de Uber - ouça I Feel Free, Fight or Flight or Dance All Night e, principalmente, Captain of Your Sinking Ship para sacar melhor o conceito.

E o que Analog Dance Music tem a ver com Kings of Convenience? Além da voz tão familiar de Eirik, dá para reconhecer a mão do compositor nos versos e progressões melódicas presentes ao longo do disco, o que dá às vezes a divertidade impressão de um KoC que passou um ano ouvindo Get Lucky e surgiu com um disco desses, cheio de suingue e de sorrisos, com uma cara tão atemporal quanto nostálgica. Delicioso.

(Analog Dance Music em uma faixa: Captain of Your Sinking Ship)

Bom para quem ouve: Astronauts, etc. , Mahmundi , Unknown Mortal Orchestra

Artista: Kommode

Marcadores: Pop Psicodélico, Indie Pop