Resenhas

Kiran Leonard – Derevaun Seraun

Jovem inglês compõe álbum profuso inspirado em obras literárias

Loading

Ano: 2017
Selo: Moshi Moshi
# Faixas: 5
Estilos: Indie, Singer-Songwriter, Folk Baroque
Duração: 31:14
Nota: 3.5

Kiran Leonard é um jovem músico inglês que acabou de ultrapassar a marca dos vinte anos de idade. O artista, com sua música profusa e amalucada, já deu as caras no Monkeybuzz com os trabalhos anteriores Bowler Hat Soup e Grapefruit, exibindo uma lírica borbulhante de exaustão emotiva em sua introspecção musical.

Derevaun Seraun é o lançamento da vez e, ao invés do fluxo mental que jorra sem interrupções dos álbuns predecessores, aqui Leonard parece envolvido em grandes maquinações laboriosas para compor suas músicas. Se Bowler Hat Soup, por exemplo, tinha um aspecto Lo-Fi, como se tivesse captado uma viagem do artista em uma madrugada contemplativa, Derevaun Seraun é mais polido, com faixas que chegam aos nove minutos de duração e exibem arranjos de cordas e outros ornamentos barrocos na produção.

De acordo com o músico, o álbum é inspirado em obras literárias, ou seja, cada faixa nasce daquela fagulha existencial que a leitura de um clássico proporciona. Não é um retrato da literatura, nem um manifesto de estética comparada e sim uma exploração de impressões suscitadas, “nada além disso”. Living With Your Ailments, por exemplo, é inspirada no Mito de Sísifo, a teoria de Albert Camus sobre o homem condenado a empurrar uma pedra até o topo de uma montanha apenas para vê-la rolar para baixo novamente. O clipe da música foi feito em Portugal, na visita do Papa Francisco no centenário do aparecimento da Nossa Senhora no santuário de Fátima. É uma fábula do absurdo, e as imagens que ilustram o vídeo sugerem determinação e a resiliência diante de algo que supera a condição humana.

Se Derevaun Seraun perde aquele charme lo-fi que havia antes na obra do músico, é justo esperar uma evolução na obra do artista, que agora aparenta estar mais distante de (Sandy) Alex G e mais próximo da expressividade de Jeff Buckley ou do lirismo de Sufjan Stevens. Uma das jóias brutas do Indie que – ainda bem – mesmo dentro de um trabalho mais palatável ainda não faz concessões estéticas em nome do que acredita.

(Derevaun Seraun em uma música: Living With Your Ailments)

Loading

Autor:

é músico e escreve sobre arte