Resenhas

Field Music – Open Here

Dupla de Art Rock fala de ansiedade em tempo de Brexit

Loading

Ano: 2018
Selo: Memphis Industries
# Faixas: 11
Estilos: Art Rock
Duração: 39
Nota: 4.0

Os irmãos Peter e David Brewis são as mentes criativas por trás da banda de Art Rock Field Music. Em geral, quando dizemos Art Rock, estamos pensando em bandas que, de alguma maneira, pensam fora da caixinha, com uma sonoridade de profusão de estilos e uma maneira inteligente de pensar idiossincrasias, ou seja, que injetam alguma esquisitice na música que fazem. Open Here, o sexto álbum da dupla, é uma pequena jóia neste sentido.

O álbum vem na linha de pensamento contemporâneo que procura recriar grandes momentos da música do passado. É mais ou menos o que Childish Gambino faz com seu “Awaken, My Love!”, cheio de referências, muitas explícitas, de Parliament-Funkadelic e Bootsy Collins: ao citar influências de peso, acaba angariando uma mais valia à própria música.

Open Here recria o Rock temperado de Funk de XTC, Steely Dan e Talking Heads com maestria. A partir desse cenário, as associações são inevitáveis: Todd Rundgren vem à mente, Peter Gabriel vem à mente, Supertramp vem à mente, e assim por diante, até que o ouvinte esteja completamente imerso nessa máquina do tempo. Mas o maior trunfo de Field Music, nesse caso, está em comprovar como essa vertente musical, mais ou menos esquecida para aquém do mainstream, ainda faz sentido hoje em dia.

Open Here fala da ansiedade de adentrar o mundo da paternidade em tempos de Trump, Brexit, e outros desgostos semelhantes. Essa crise que tem se tornado, talvez, um dos maiores tropos das composições do último par de anos. Um exemplo prático: a cidade natal dos irmãos, Sunderland, na Inglaterra, foi a primeira a votar à favor da saída da União Européia.

No entanto, sobressai no álbum um ar de esperança, de lições para dar aos filhos, de necessidade de explicações e uma vontade de exprimir segurança, ao menos dentro do lar. Para tal, a banda não economiza em saxofones, pianos, e timbres de sintetizador mais fora da curva. Open Here fala de um tema importante do presente, e ensina o filhos dos músicos a pensar a música da mesma maneira que estes fizeram, resgatando grandes momentos do passado. Ouça já.

(Open Here em uma música: Share A Pillow)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Steely Dan, XTC, Talking Heads
ARTISTA: Field Music
MARCADORES: Art Rock, Ouça

Autor:

é músico e escreve sobre arte