Mazzy Star - Seasons of Your Day

Mazzy Star - Seasons of Your Day
  • Ano: 2013
  • Selo: Rhymes of An Hour Records
  • Produção: David Roback, Hope Sandoval
  • # Faixas: 10
  • Estilos: Rock Alternativo
  • Duração: 50:00
BBBBa

O retorno do Mazzy Star coincide com a retomada da década de 1990 que cada vez mais surge como uma referência sonora para novas bandas experimentarem seu som. Vimos o Potty Mouth com seu Pop Punk, o novo Yuck com um Post-Grunge e volta de bandas como o My Bloody Valentine , mostrando-se ainda mais viva apesar do tempo de reclusão. Independente do gênero, a verdade é que esta dupla norte-americana foi muito importante para o Rock Alternativo e mesmo depois de tanto tempo, ainda sentimos que estamos diante do mesmo momento e banda que iniciara um hiato em 1997.

A vocalista Hope Sandoval não se esqueceu de demonstrar ternura em cada acorde cantado, enquanto as linhas de guitarra David Roback ainda se inspiram no Blues em belas transições. O som, sereno e perfeito para reflexões ou simplesmente para aproveitar a calmaria ainda são perfeitamente reproduzidos aqui. A abertura In the Kingdom é tão expansiva quanto um passeio de carro por uma encosta de montanhas. Sente-se a brisa do vento, o sol calorsamente batendo no seu braço enquanto viajamos através de versos sonhadores e um belo solo de guitarra.

Como uma dupla, o trabalho de voz e violão demonstra que a habitual compreensão entre os músicos não foi esquecida. California é o exemplo de simplicidade funcional, faixa totalmente acústica mas que nas expressões de Hope retoma o toque desolador da década de 1990, e ecos de semelhantes do período, como Kim Gordon surgem no inconsciente. No entanto, o grande clima aqui parece ser o de um belíssimo acompanhante de road trip. Músicas extremamente relaxantes e bonitas que não combinam com o caos urbano cotidiano mas somente com o escapismo que uma viagem de carro pode proporcionar.

Enumerar estes momentos é relativamente simples, I’ve Got Stop pede que o amanhã se torne cada vez mais distante enquanto Common Burn é de uma delicadeza que somente um despertar matutino poderia propicionar. O que poderia se resumir em faixas melancólicas devido a simplicidade de sua estrutura, acaba mostrando-se o que sempre foi o virtuosismo da banda, transformar o básico em belo. Lay Myself Down é quase um Country de raiz e Does Someone Have Your Baby Now é um Blues de raiz que troca um pouco a agressividade e aspereza pela ternura.

Se existe um sentido em nomear um disco a partir de uma música presente no mesmo, ele consiste na significância do título e da atmosfera da faixa. Seasons Of Your Day coincide com a canção título, esta que apesar de ser o momento mais introspectivo de toda obra e que acaba crescendo nos violinos ao final. Demonstra a serenidade e calma que o Mazzy Star procura transpor no seu retorno. Um fato que demorou tanto, 17 anos desde sua última gravação, Among My Swan e que tenta não ser imediatista ao longo de suas 10 faixas. A conclusão que chegamos é que não importa quanto tempo se espera para um retorno, desde que não tenhamos pressa quando nos reencontramos.

Bom para quem ouve: Cicero , Junip , Yuck

Artista: Mazzy Star

Marcadores: Rock Alternativo