Soundgarden: Grande Feitos Conhecidos

Com carreira acesa pela execução na íntegra de “Superunknown”, grupo está pronto para apresentação no Brasil

1,329 total views, no views today

Eu me lembro de uma época em que não era tão simples pensar num formato de um show que reproduz, na íntegra, um álbum específico. Parece que não funcionava assim. O modus operandi dos anos 90, com regras ditadas, em sua grande maioria, pelas gravadoras, fazia dos shows uma amálgama de pontos altos de diversos momentos da carreira de uma banda. É claro, os shows continuam a ser uma apanhado de ótimas músicas ao longo dos álbuns de um grupo, mas, estão aparecendo, aos poucos, em maior ou menor escala, exemplos mais estritos desse formato.

Arcade Fire, por exemplo, lançou Reflektor e agora faz shows do Reflektor, parece tão natural pensar assim. Eu, pessoalmente, acho ótima essa ideia. Mas, calma, não comecei o nosso aquecimento para o Lollapalooza 2014 por conta de meus gostos pessoais. É porque a grande novidade a respeito do Soundgarden no momento é que a banda acabou de tocar Superunknown na íntegra lá no SXSW.

Se você não sabe, Superunknown é o grande álbum do Soundgarden e um dos marcos do Grunge dos anos 90, ao lado, por exemplo, de Nevermind (Nirvana) e de Siamese Dream (Smashing Pumpkins). Aliás, assim como esse último, completou 20 anos de idade.

Cara, Superunknown entrou pra lista da Rolling Stone dos 500 melhores álbuns de todos os tempos. É Grunge, mas ganhou um prêmio por melhor música de Hard Rock e outro por melhor música de Metal. Por isso, esse show-álbum que acabou de acontecer em Austin nos EUA reacende a carreira do Soundgarden (embora tenha lançado um álbum recentemente, King Animal, em 2012) e reinsere a banda de modo relevante no cenário atual e, assim, é, de fato, o aquecimento perfeito para a sua primeira apresentação no Brasil.

É improvável que o grupo execute novamente Superunknown na íntegra, afinal, é sua primeira passagem por aqui. Por outro lado, é justamente esse álbum que carrega os maiores hits da banda, então, é justo esperar grande parte dele no seu set list. Me parece que Soundgarden não faz parte do repertório, digamos assim, do público alvo do festival, é possível que haja uma segmentação ainda maior do público por conta da apresentação de Jake Bugg no mesmo horário. Mas, numa noite que conta com grandes veteranos como New Order, Pixies, além do próprio Soundgarden, não vai faltar público para garantir uma apresentação memorável do grupo e, porque não dizer, histórica no Brasil.

1,330 total views, 1 views today

ARTISTA: Soundgarden

Autor:

Discreto e silencioso. Falo pouco, ouço bem, porém.