Resenhas

João e os Poetas de Cabelo Solto – João e os Poetas de Cabelo Solto

Que tal misturar varias fases dos Hermanos com um frescor paulista e alguns metais? Dessa mistura louca e sete integrantes, nasce uma das bandas mais originais dessa cena independente brasileira

 3,206 total views

Ano: 2012
Selo: Independente
# Faixas: 10
Estilos: Indie Rock, Indie Pop, MPB
Duração: 34:30
Nota: 3.5

Que muitas bandas cariocas vem se inspirando em Los Hermanos não é novidade pra ninguém, mas agora é a vez de alguns paulistas emprestarem um pouco dessa sonoridade carioca e dar novos temperos a ela. Vindo de Campinas, o grupo João e os Poetas de Cabelo Solto, que começou como uma banda cover dos Hermanos, reúne várias sonoridades em um só disco, desde o Ska agitado até os quase sambinhas melancólicos.

Mas seria demais falar que a única inspiração da banda é o quarteto carioca, já que podemos notar um pouco do garagismo do Strokes, as boas composições de Chico Buarque e, como uma dose de música sul-americana, eles ainda incorporam bons tangos de Piazzolla. Dessa mistura toda, nasce um Indie Rock de primeiríssima qualidade.

A banda conta com um total de sete integrantes, quase uma big band que tem até um par de metais – o que é bem raro no estilo, e que acrescenta muito nas canções do grupo. Essa mistura de estilos é muito bem realizada, deixando evidente as inspirações em cada música.

Lugar Comum, ao contrário do que diz o nome, não recorre em nada aos clichês da música atual, com uma letra esperta e um andamento muito bom. Essa música foi escolhida para abrir o álbum e consegue passar muito bem a vibe do restante do trabalho. Confraria consegue levar a animação do disco um passo adiante e seu misto de Rock com música Country gerou uma canção bem interessante e agitada.

O sangue latino está presente em Canção Que Não Consola, mais uma vez um híbrido de Rock com mais um estilo – dessa vez, quem entra no jogo é o tango. Fechando o disco, Olhos Rasos tem uma pegada à la Strokes, principalmente com a guitarra em loop, uma impressão que é quebrada pelos metais, mas a guitarra característica do estilo está ali.

Um bom disco de estreia, que sai das mesmices do cenário independente ao fugir dos lugares comuns. E quanto à inspiração em Los Hermanos, tudo bem, essa é uma ótima banda para novos grupos se espelharem.

 3,207 total views

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts