Resenhas

Mundo Video – MUNDO VIDEO EP

Estreia do projeto colaborativo aglutina influências e timbres de forma imprevisível, mas coesa e original

Loading

Ano: 2023
Selo: Seloki Records
# Faixas: 7
Estilos: Dream Pop, PC Music
Duração: 21'
Produção: Gael Sonkin e Vitor Terra

Mundo Video, projeto colaborativo de Vitor Terra e Gael Sonkin e nome do trabalho de estreia do duo (lançado selo Seloki Records), é um tipo de experiência sonora altamente carioca. O choque de referências, vivências e histórias, impulsionado por fatores históricos e sociais, se mescla ao humor ácido e ao sarcasmo que parecem carregar o ar local: de Planet Hemp a Ana Frango Elétrico, de Dorgas a Negro Leo (ficando restrito ao meio “alternativo”), existem sons que só crias do Rio podem criar.

Gael – vindo de uma das bandas mais interessantes e infelizmente efêmeras da cena recente do Rio, Ovo ou Bicho – dividiu ideias que, a princípio, poderiam ser estranhas com Vitor: um EP que abre com um metal hyper pop puxando os primórdios das guitarradas do Raimundos até desembocar em uma mini trilha sonora de videogame. “MINHA CARA”, logo em seguida, continua a pegada de samples de menu do PSX com um reggae alto astral, estranho e divertido. Inevitável sorrir de canto de rosto nos primeiros acordes ou ao entender a letra.

“TONEL”, cantado em parceria com Janine, retoma o noise das guitarras iniciais com um spoken word, reverberando um som que nem um Sonic-Youth-da-Tijuca conseguiria criar. A mixagem do trabalho, na conta do talento afiado de Thiago Fernandes (Rosabege, de Niterói), é o fio condutor que dá sentido ao caldeirão. A melhor faixa do repertório, “SOL GELAR” sintetiza muito da vibe que preenche o EP: guitarras bem timbradas, samples de fundo que parecem vindos de um desenho do Sábado Animado e a energia das vozes de Marina Nemesio, Nina e Carol Maia, dão o tom a esse rocksteady que poderia ser a inusitada canção do outono carioca.

“AMANHÃ À NOITE QUANDO EU ACORDAR” é o maior contraponto até aqui: em uma parceria com Bruno Berle, a faixa reduz a energia e a velocidade, para se afundar no reverb e em uma atmosfera 80s, com a letra mais densa do trabalho. A voz mais melódica de Berle entra na sintonia necessária para nos entregarmos ao derretimento proporcionado pelo instrumental. O romantismo fica para a ótima “MIMI (SINTO SUA FALTA)”, com Gab Ferreira. Uma faixa dançante, divertida, sensual e toda estranha: puro suco que o universo Mundo Video pode proporcionar. Com melodia hipnótica, a canção ainda reserva um beat à la miami bass para o delicioso arremate.

MUNDO VIDEO EP parece ser apenas o começo da experiência que Gael e Vitor querem proporcionar ao ouvinte: uma viagem autoral por diferentes influências e timbres que consegue ser coesa não apenas por ser tão carioca, mas pela capacidade da dupla de trazer nuances de forma sempre original. O duo tem tudo para arrancar sorrisos (e dentes) em shows muito em breve.

(MUNDO VIDEO EP em uma faixa: “‘SOL GELAR”)

Loading

ARTISTA: Mundo Video

Autor:

Economista musical, viciado em games, filmes, astrofísica e arte em geral.