Resenhas

Peter Bjorn and John – Gimme Some

Esse, na verdade, é o sexto álbum do trio sueco, que dessa vez consegue comprovar mais uma vez seu grande apelo pop. Quem os conhecia somente como “a banda do Young Folks” agora vai ver do que eles realmente são capazes

2,006 total views, 1 views today

Ano: 2011
Selo: Cooking Vinyl
# Faixas: 11
Estilos: Indie Rock, Indie Pop
Duração: 37:10
Nota: 4.0
Produção: Per Sunding
Livraria Cultura: 22647622

Quem não conhece o grande hit Young Folks (ou pelo menos seu assovio)? Algumas bandas são conhecidas somente por um hit, aquele que estoura e todos cantam, mas nem se lembram depois, ou nem se quer sabem quem canta. Esse foi o caso de Peter Bjorn and John, o trio sueco que esteve nas paradas britânicas em 2006 e teve essa música considerada uma das melhores daquele ano e um grande exemplo de um pop de qualidade, com seu característico assovio e o divertido bongô.

Em 2011, eles lançaram o Gimme Some, sexto álbum da banda. O disco foi muito bem recebido pela crítica e público, mostrando, assim como diz seu primeiro single Second Chance, que eles merecem uma segunda chance. Muito menos (ou quase nada) experimental e estranho que os dois últimos álbuns (Seaside Rock, de 2008, e o instrumental Living Thing de 2009), nesse eles souberam dosar as coisas estranhas e conseguiram trazer uma clareza maior ao trabalho, além de voltar ao caminho do Indie Pop que eles sabem fazer muito bem.

Um dos fatores que tornou esse disco diferente foi a presença de um produtor, porque até então todos os discos haviam sido produzidos pelo próprio trio. Per Sunding, um dos grandes nomes do pop sueco e que já produziu, entre outros, o The Cardigans, deu seu toque em Gimme Some e ajudou a tornar esse disco o turbilhão de energia pop que é. Um som agressivo e direto e, mesmo assim, um Indie Rock refinado, com um potencial de hit em cada uma das faixas.

As influências da New Wave e do Power Pop estão escancaradas nesse disco e os ouvidos mais atentos vão detectar as referências ao Punk (soando como Buzzcocks em Breaker Breaker), com momentos de The Police em Dig A Little Deeper – que também traz um pouco dos anos 80 pro álbum. Second Chance, o primeiro e vibrante single cheio de energia, foi a música arrebatadora que trouxe o trio de volta aos holofotes e nos conta um pouco o que o disco é.

Provando que a volta às origens é uma coisa boa, Peter Bjorn and John conseguem superar a classificação de “One-hit Wonders”. Gimme Some não tem músicas tão virais quanto Young Folks, mas apresenta ótimas canções e o conjunto supera o seu grande sucesso. Pra quem conhece apenas essa, vale a pena ouvir, e se você acompanha a carreira desses suecos, vale mais ainda vê-los voltando aos eixos pop.

2,007 total views, 2 views today

Autor:

Apaixonado por música e entusiasta no mundo dos podcasts