Resenhas

Calexico – The Thread That Keeps Us

Banda continua suave com sua fórmula Americana de influências Latinas

Loading

Ano: 2018
Selo: Anti-Records, City Slang
# Faixas: 15
Estilos: Americana, Rock Alternativo, Indie
Duração: 41:16
Nota: 3.5
Produção: Calexico, Craig Schumacher

Calexico é uma cidade na Califórnia que fica na fronteira com o México. A escolha desse nome para uma banda diz muito sobre a sonoridade da dupla formada por Joey Burns e John Convertino, vinda do Arizona e representante fiel do Indie dos anos 90. Sua música oscila entre o Americana e o Post-Rock, mas contém uma diferença primordial em comparação a outras bandas do estilo: a incorporação de elementos latinos na estrutura de suas canções.

Essa questão, por si só, já diz muito, na medida em que abre os ouvidos – e, consequentemente, a cabeça – do público para uma noção de fronteiras difusas, de inclusão e comunhão em nome da arte, tópico especialmente delicado em tempos de Trump. The Thread That Keeps Us, o décimo álbum do grupo, no entanto, triunfa em sua despretensão. Ao falar do cotidiano, e soando sempre sereno, a música da dupla se mantém mais ou menos a mesma há mais de uma década, mas começa justamente agora a falar mais forte como um símbolo de resistência.

Embora End of the World With You, a faixa introdutória, contenha referências distantes de David Bowie, o palavra de ordem por aqui é o Rock Alternativo. Basta pensar em Wilco, Grandaddy ou Lambchop e o cenário está traçado. O som de Calexico flui sobre paisagens desérticas do sudoeste dos Estados Unidos, trazendo uma brisa refrescante que vai cativar imediatamente os saudosos noventistas. Há, como dissemos, um tempero mais caloroso aqui e ali, dissolvido na fórmula das canções, apesar de estar mais evidente na faixa Flores Y Tamales.

Bom para road trips, para dias quentes, ou para uma reunião com os amigos, The Thread That Keeps Us aposta em canções narrativas que nos fazem até acreditar em tempos vindouros mais tranquilos. Pode ouvir sem medo.

(The Thread That Keeps Us em uma música: End Of The World With You)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: Lambchop, Wilco, Grandaddy
ARTISTA: Calexico

Autor:

é músico e escreve sobre arte