Resenhas

Repetentes 2008 – Os Maneiros

Projeto de Gabriel Guerra continua a trazer experiência nostálgica dos anos 80/90

Loading

Ano: 2018
Selo: 40%Foda/Maneiríssimo
# Faixas: 4
Estilos: Vaporwave, City Pop, Synthpop
Duração: 17:48
Nota: 3.5
Produção: Gabriel Guerra

O fascínio pela década de 1980/90 e a maneira única como Gabriel Guerra consegue retratar a cultura digital dessa época são algumas das principais razões pelas quais Repetentes 2008 é um dos mais ambiciosos projetos da música experimental brasileira. Longe de qualquer estereótipo que o Vaporwave possa ter proposto, suas músicas sintetizam muito além de sonoridades e timbres, mas a sensação de estar vivendo uma espécie de Zeitgeist que permeia pelos arcade games, comerciais da loja Mapping e vinhetas Hans Donner.

Sucedendo o excelente disco Bouderball, o projeto continua se aventurando entre sintetizadores brilhantes e estéticas gravadas em VHS com Os Maneiros, um EP que, apesar de curto, ainda enxerga novas possibilidades dentro da proposta do grupo. Um dos elementos mais atraentes que ele se propõe a fazer é que nada aqui é reutilizado, tudo é criado a partir do zero. Dessa forma, é como se Repetentes 2008 produzisse memórias e a forma como são trabalhados os arranjos e estéticas nos convencesse de que elas, de alguma forma, fazem parte de nosso imaginário. Assim, este EP continua a demonstrar as possibilidades deste universo, ousando mais em alguns arranjos Nu-Jazz e até mesmo Synthpop.

Lucas Freire Birthday encena um diálogo hostil entre duas personagens, ao mesmo tempo que traz improvisos jazzísticos com synth futurísticos, no melhor estilo “escolha de personagem em jogo de luta da Capcom”. Supervagabundo, mais rápida, arrisca em flertar com um pouco do Rock Progressivo japonês, desafiando, como o próprio grupo diz, a banda Casiopeia, referência do gênero. Nova Berseker é introduzida com pads brilhantes a referências da Ambient Music, mas logo depois já nos seduz com uma batida artificial hiperativa e distópica. Por fim, Foto Shuffle é cativante para os amantes de Toto, com suíngue e linhas de baixo sedutoras.

Por mais curto que seja, Os Maneiros continua a trazer relevância para este projeto que constrói tão bem sua sonoridade. O fato dos integrantes terem bombado de ano na escola parece ter sido uma benção, pois permitiu a eles que estudassem ainda mas a estética nostálgica que se mostram tão capacitados a reproduzir.

(Os Maneiros em uma faixa: Nova Berserker)

Loading

BOM PARA QUEM OUVE: 猫 シ Corp, Cassiopeia, Toto

Autor:

Produtor, pesquisador musical e entusiasta de um bom lounge chique