Backup: Of Monsters and Men

Hora de relembrar um pouco sobre a banda islandesa, que retorna ao país para show no 12 de março

911 total views, 3 views today

“Gostamos do mistério e de como isso pode deixar algo mais interessante”, contou Ragnar “Raggi” Þórhallsson ao Monkeybuzz durante uma entrevista e explicou um pouco do som que Of Monsters and Men faz desde o início da carreira, em 2010.

A banda islandesa retorna ao Lollapalooza Brasil três anos após sua primeira passagem pelo festival (e pelo país), ocasião na qual fez uma bela “festa na chuva”:

“E não é fácil tornar um momento tão expansivo desses em algo envolvente e quase íntimo. Se shows com bandas que usam violões ficam melhores em locais pequenos, o Indie Folk acalorado da Of Monsters and Men cai muito bem com uma tarde de sol no gramado – e conseguiu embelezar a garoa e a lama que tínhamos naquela sexta-feira” (Resenha do show em 2013.

Os fãs, sejam os que já acompanhavam a banda há muito tempo ou os que conheceram o conjunto em sua pequena turnê brasileira daquela vez, comemoraram em 2015 o lançamento de Beneath the Skin, seu segundo álbum, explicado pelo resenhista como “um disco feito para fãs da banda, o que significa que, embora ele seja bem recebido pelos entusiastas da banda, talvez o público geral tenha uma preguiça de digeri-lo de uma maneira agradável, uma vez que nada parece ter mudado” (isso é, em relação ao seu trabalho de estreia).

Aos olhos da banda, a história foi outra. Raggi comentou que o processo “foi bastante diferente. O outro meio que aconteceu no impulso, sem ninguém trabalhando com a gente. Desta vez, foi algo mais ‘Agora é de verdade, fazer um álbum’, com mais pessoas envolvidas. Pudemos estar mais focados, fizemos menos dentro do processo. É uma dinâmica diferente” (Entrevista, 2015.

Com sua pegada popular sem deixar o bom conteúdo de lado, vimos Of Monsters and Men ganhar cada vez mais público, tendo até música em trilha sonora de série – o que tem tudo a ver com sua dinâmica com vídeo, já que o grupo sempre trabalhou muito bem o formato audiovisual, como vemos tanto no recente Wolves Without Teeth quanto no já “clássico” King and Lionheart.

De volta a um país que acolheu tão bem a banda em sua primeira vinda, Of Monsters and Men deve fazer um dos shows mais disputados do Lollapalooza Brasil 2016. Sua apresentação é no sábado, 12 de março.

912 total views, 4 views today

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.