Resenhas

Yo La Tengo – We Have Amnesia Sometimes

Durante cinco faixas espalhadas em quase 40 minutos, calmaria e ansiedade se confundem em uma coisa só

 422 total views

Ano: 2020
Selo: Matador
# Faixas: 5
Estilos: Música Ambiente, Drone, Experimental
Duração: 37'
Produção: Yo La Tengo

Desde o início do governo Trump, a música norte-americana vem formulando uma realidade apocalíptica. Em certa medida, muitos dos álbuns dos últimos cinco anos conseguiram antecipar as agruras de se viver em uma espécie de realidade pandêmica. Em 2018, a veterana Yo La Tengo lançou There’s a Riot Going On, álbum no qual elaborava algo como um protesto pacífico, recusando-se a fazer parte do barulho do mundo com uma série de músicas ansiolíticas. Hoje, é a pandemia que exige novas alternativas criativas para a banda.

Muito do que ouvimos em There’s a Riot Going On pareceu servir de preâmbulo para We Have Amnesia Sometimes. Dado o contexto da quarentena, a banda se reuniu para ensaiar e registrar os encontros. Na página do Bandcamp, criada especialmente para a ocasião, a banda declarou: “No final de abril, com o mundo exterior pesando sobre todos, decidimos que nós três poderíamos nos reunir em Hoboken sem desobedecer às regras estabelecidas pelo governador Murphy e começamos a tocar novamente”. Ali, eles instalaram um microfone no meio da sala, a fim de registrar alguma possível célula musical para futuras composições. Ao invés de esperar, contudo, a banda afinal decidiu lançar algumas das coisas que fez ao vivo.

O resultado são apenas cinco faixas, mas elas se estendem por quase quarenta minutos de duração. O clima é, como no seu antecessor, bastante ansiolítico. A Música Ambiente parece ser o resultado estético espontâneo deste encontro. Aqui, uma nota pedal se estende indefinidamente e sobre elas são adicionadas camadas e mais camadas de texturas. A insistência da harmonia homogênea induz o ouvinte a uma espécie de transe meditativo.

Como tudo parece estático, fica difícil de captar qualquer linha narrativa no andamento de We Have Amnesia Sometimes. Entretanto, a banda tenta suprir essa deficiência com os títulos das músicas, que são como pequenos versos evocativos – “James and Ira demonstrate mysticism and some confusion holds (Monday)”, ou “James gets up and watches mourning birds with Abraham (Wednesday)”. Elas também trazem, cada uma, um dia da semana no nome, denotando assim a passagem do tempo.

We Have Amnesia Sometimes é um registro emocional dos 2020. A banda se adapta a condições adversas e capta mais uma vez o espírito do tempo. Nestas músicas, os dias não passam além da teoria e, mais além, estados de ansiedade e de calmaria se confundem numa coisa só.

(We Have Amnesia Sometimes em uma faixa: “James gets up and watches mourning birds with Abraham (Wednesday)”) 

 423 total views

ARTISTA: Yo La Tengo

Autor:

Discreto e silencioso. Falo pouco, ouço bem, porém.