No Joy - Creep EP

No Joy - Creep EP
  • Ano: 2017
  • Selo: Grey Market
  • Produção: Jorge Elbrecht
  • # Faixas: 4
  • Estilos: Shoegaze, Dream Pop
  • Duração: 12:00
BBBaa

Creep denota em sua capa uma ideia que não condiz necessariamente com o som do grupo No Joy - pelo menos em seu novo EP. Apesar de seu nome misturado a imagem de um inseto e uma fonte com influências do Metal acabe transformando-se no imaginário de algo “horripilante”, a sonoridade passada nesse curto trabalho é sonhadora; sonhos que podem até ter lampejos de pesadelos em alguns instantes, mas, na maioria das vezes, mostram-se serenos, gostosos e agradáveis.

Por isso o estranhamento - o que a banda quer passar aqui? O que começo de Califone, por exemplo, contém um sample filtrado de música latina, porém seu corte brusco para melodias intensas repletas de fuzz e reverb nos joga ao Shoegaze, algo que No Joy sabe fazer muito bem. Semelhante ao lado mais melódico de grupos do estilo como Slowdive, a música pode ser considerado um dos grandes momentos do EP.

Hellhole, viajante e cheia de mistérios, coloca novamente as influências no mesmo lado sonoro - porém, o uso de sintetizadores a torna contemporânea e sem tanto gosto de nostalgia assim. Algo que não acontece em Flourescent Dread, único momento que foge bastante das faixas anteriores ao se mostrar oitentista ao extremo e ter lampejos de trilha-sonora de fundo de seriados como Stranger Things.

Rarefeito, Creep é o tipo de trabalho que se sustenta e justifica por si só, mas que causa um certo estranhamento - sonoramente faz sentido, mas sua estética parece querer pender para lados que muitas vezes não se comunicam. Ao se deparar com um disco desses em uma prateleira virtual, como YouTube ou Spotify, um fã de Shoegaze despercebido deverá clicar longe da obra que, para ele, faria tanto sentido. Descobrir o que a banda quer ser parece o seu grande desafio atualmente.

Bom para quem ouve: Holy Fuck , Slowdive

Artista: No Joy

Marcadores: Shoegaze, Dream Pop