Belle and Sebastian - How To Solve Our Human Problems (Part 2)

Belle and Sebastian - How To Solve Our Human Problems (Part 2)
  • Ano: 2018
  • Selo: Matador
  • # Faixas: 5
  • Estilos: Twee, Indie, Rock Alternativo
  • Duração: 21
BBBBa

Há uma vinheta escondida após a faixa Put The Book Back On The Shelf, lançada em 1997, na qual Steve Murdoch canta “Belle and Sebastian, on the radio, playing songs for children”. É um momento que reflete muito da personalidade da banda escocesa: a habilidade de contar histórias sobre a vida de um jeito delicado.

Emulando o mesmo movimento executado há 20 anos - quando lançou a triologia Dog On Wheels, Lazy Line Painter Jane e 3,6,9 Seconds Of Light -, a banda vai produzir três EPs que, em seguida, se tornarão um álbum completo. Por enquanto, este How To Solve Our Human Problems (Part 2) vem como o segundo passo da trajetória, que há de se completar até o mês que vem.

Belle and Sebastian é a mesma que sempre foi, e parece não existir força maior que faça Steve Murdoch e sua trupe mudarem de rumo. How To Solve Our Human Problems (Part 2) é um prato cheio para os fãs se esbaldarem, e pode muito bem servir como um bom aperitivo para aqueles que não conhecem ainda o trabalho da banda. A fórmula de sucesso continua presente: a verve narrativa do storytelling, a melancolia, as melodias doces, o clima suave e o jeitão ingênuo de encarar a vida.

No entanto, é claro, algumas adaptações precisam ser feitas. Murdoch não canta mais do ponto de vista em jovem adulto, e, para manter o frescor adota algumas estratégias interessantes. Uma delas é a de transmitir ensinamentos para o filho, o que acontece na “canção de ninar” I’ll Be Your Pilot. Outra delas é emprestar a voz para um compositor adolescente: a faixa A Plague on Others Boys que foi escrita por John Ficenec, um skatista de 15 anos que ganhou, há algum tempo, um concurso administrado pela banda. No meio do balaio ainda cabe a esquisitíssima Cornflakes (que se parece uma versão com o vocal desafinado meio tom abaixo), feita de coisas desencontradas que se harmonizam no refrão.

Citando Carlos Eduardo Lima em sua resenha do álbum anterior, “Murdoch sempre foi um bom compositor. Sensível, dedicado e boa praça, o cara segue capaz de oferecer pequenas pérolas melódicas”. How To Solve Our Human Problems (Part 2) faz parte de um movimento que vai dar em, provavelmente, mais um álbum clássico da banda. Pode dar o play.

(How To Solve Our Human Problems (Part 2) em uma música: I’ll Be Your Pilot)

Bom para quem ouve: Alvvays , The Smiths , Camera Obscura

Artistas: Belle and Sebastian, Belle & Sebastian

Marcadores: Twee, Rock Alternativo, Indie