Resenhas

Little Simz – NO THANK YOU

Franca e cativante, britânica entrega mais um disco que demonstra por que ela é um dos grandes nomes do rap na atualidade

Loading

Ano: 2022
Selo: Forever Living/AWAL Records
# Faixas: 10
Estilos: Rap
Duração: 49'
Produção: Inflo

“Emotion is energy in motion/ honour your truth and feelings/ eradicate fear/boundaries are important” – Foi com esses versos que Little Simz anunciou NO THANK YOU, seu quinto álbum, apenas uma semana antes do lançamento e sem single promocional. Ele saiu pouco mais de um ano após o aclamado Sometimes I Might Be Introvert, em um 12 de dezembro pouco propício para grandes lançamentos, quando nossa atenção já se foi. Todas essas informações (ou “escolhas”) fazem mais sentido ao escutarmos o álbum, uma obra que não se constrange de ir nem contra a maré, nem contra as expectativas.

Diferente de lançamentos anteriores da rapper, NO THANK YOU não traz nenhuma faixa com potencial de hit, como “Offense”, “Venom” e “Woman” foram no passado. São músicas que emendam umas nas outras, sem refrãos muito marcantes, que formam uma obra longa – são quase 50 minutos distribuídos em 10 faixas. É o mais diferente possível de tantos lançamentos na era do TikTok.

Little Simz parece ter aproveitado sua experiência e seu status como uma das rappers mais interessantes de sua geração para fazer uma obra que se impõe justamente contra o tempo em que chega ao mundo. É um trabalho que exige certo grau de atenção, ou envolvimento, do ouvinte, que encontrará momentos longos de batidas por baixo de seus versos rápidos, em uma apreciação que acontece sem pressa.

É também um trabalho que parece se apoiar mais na lírica tão refinada da artista do que em recursos fonográficos, diferente de tantos álbuns de hip hop tão baseados no que aconteceu no estúdio. Ainda assim, NO THANK YOU, que conta novamente com Inflo na produção, sabe criar uma atmosfera densa, com timbres sobretudo graves e uma percussividade que chama atenção, como o suporte necessário para a voz da artista estar sempre em primeiríssimo plano.

A grandiosidade dos arranjos e a interpretação afiada de Little Simz geram momentos quase cinematográficos ao longo da audição, entre a batucada e a orquestração, o que combina muito com o conteúdo espiritualizado e crítico, principalmente contra o mercado fonográfico atual, sempre enviesados pela perspectiva autobiográfica da rapper. Faixas como “X”, “Silhouette” e “Broken” impressionam e cativam pelo equilíbrio entre intimismo dos versos e força do instrumental.

Um mercado ansioso, competitivo e desumano, com uma característica “descartabilidade” em relação aos artistas, fez com que Little Simz trabalhasse em um álbum que argumenta por si só para ser uma obra que resistirá ao tempo, e é fácil imaginar pessoas daqui algumas décadas redescobrindo os versos da artista. Não há modismos ou qualquer preocupação com tendências. NO THANK YOU é apenas excelente.

(NO THANK YOU em uma faixa: “X”)

Loading

ARTISTA: Little Simz

Autor:

Comunicador, arteiro, crítico e cafeínado.